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Satisfação dos Utentes com a Qualidade do Desempenho do Serviço da Consulta de Higiene Oral no Centro de Saúde de Évora

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Abstract(s)

Os utentes dos serviços de saúde estão, cada vez, mais informados e mais exigentes com os cuidados prestados. A satisfação dos utentes, e os fatores que influenciam essa satisfação, é, atualmente, uma preocupação constante para as instituições de saúde, como forma de proporcionarem serviços de qualidade. A avaliação da satisfação dos utentes nos serviços de saúde constitui parte da ação estratégica dessas instituições e permite uma melhoria contínua. O objetivo principal deste trabalho de investigação é averiguar a satisfação dos utentes com a qualidade do desempenho do serviço da consulta de higiene oral, realizada no Centro de Saúde de Évora. A população-alvo cingiu-se aos alunos, nascidos nos anos de 2010, 2013 e 2016, das instituições de ensino dos Agrupamentos de Escolas Severim de Faria e Gabriel Pereira e do Colégio dos Salesianos, no Concelho de Évora, que foram submetidos ao rastreio dentário, inseridos nos critérios de seleção para a consulta de higiene oral. Foi obtida uma amostra de 169 indivíduos. Para tal, desenvolveu-se um estudo transversal (cross-sectional study), descritivo, com abordagem quantitativa, com recurso a um questionário SERVPERF modificado aplicado aos acompanhantes dos utentes, para a recolha de dados. A análise dos resultados permitiu compreender os fatores que mais contribuem para a satisfação dos utentes. Assim, as dimensões da confiança, da segurança, da empatia e do profissionalismo e competência obtiveram um grau de satisfação superior a 98%. Pelo que, pode-se concluir que o grau de satisfação geral dos utentes em relação ao desempenho da consulta de higiene oral é bastante elevado.
Health service users are increasingly more informed and more demanding when it comes to the care service provided. User satisfaction and the factors that influence this satisfaction, are currently a constant concern for health institutions, as a way of providing quality services. Evaluating user satisfaction in health services is part of the strategic action of these institutions and allows for continuous improvement. The main objective of this research work is to investigate user satisfaction regarding the quality of performance of the oral hygiene consultation service, held at the Évora Health Center. The target population was limited to students, born in the years 2010, 2013 and 2016, from the educational institutions of the Severim de Faria and Gabriel Pereira School Groups and the Salesian College, in the Municipality of Évora, who were subjected to screening dental care, included in the selection criteria for the oral hygiene appointment. A sample of 169 individuals was obtained. To this end, a cross-sectional study was developed, descriptive, with a quantitative approach, using a modified SERVPERF survey applied to users escorts, to collect data. Analysis of the results allowed us to understand the factors that most contribute to user satisfaction. Thus, the dimensions of trust, security, empathy, profissionalism and competence obtained a satisfaction level greater than 98%. Therefore, it is to conclude that the level of general satisfaction of users regarding the performance of the oral hygiene consultation is quite high.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2025

Keywords

Higiene Oral Qualidade do Desempenho Satisfação do Utente SERVPERF Oral hygiene Quality of Performance Users Satisfaction

Citation

Caeiro, S. (2025). Satisfação dos utentes com a qualidade do desempenho do serviço da consulta de higiene oral no Centro de Saúde de Évora (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/5690>

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