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- Satisfação dos Utentes com a Qualidade do Desempenho do Serviço da Consulta de Higiene Oral no Centro de Saúde de ÉvoraPublication . Sílvia Leandra Zambujo Caeiro; Dionísio, Andreia; Saraiva, MargaridaOs utentes dos serviços de saúde estão, cada vez, mais informados e mais exigentes com os cuidados prestados. A satisfação dos utentes, e os fatores que influenciam essa satisfação, é, atualmente, uma preocupação constante para as instituições de saúde, como forma de proporcionarem serviços de qualidade. A avaliação da satisfação dos utentes nos serviços de saúde constitui parte da ação estratégica dessas instituições e permite uma melhoria contínua. O objetivo principal deste trabalho de investigação é averiguar a satisfação dos utentes com a qualidade do desempenho do serviço da consulta de higiene oral, realizada no Centro de Saúde de Évora. A população-alvo cingiu-se aos alunos, nascidos nos anos de 2010, 2013 e 2016, das instituições de ensino dos Agrupamentos de Escolas Severim de Faria e Gabriel Pereira e do Colégio dos Salesianos, no Concelho de Évora, que foram submetidos ao rastreio dentário, inseridos nos critérios de seleção para a consulta de higiene oral. Foi obtida uma amostra de 169 indivíduos. Para tal, desenvolveu-se um estudo transversal (cross-sectional study), descritivo, com abordagem quantitativa, com recurso a um questionário SERVPERF modificado aplicado aos acompanhantes dos utentes, para a recolha de dados. A análise dos resultados permitiu compreender os fatores que mais contribuem para a satisfação dos utentes. Assim, as dimensões da confiança, da segurança, da empatia e do profissionalismo e competência obtiveram um grau de satisfação superior a 98%. Pelo que, pode-se concluir que o grau de satisfação geral dos utentes em relação ao desempenho da consulta de higiene oral é bastante elevado.