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Diferenciação pedagógica nas primeiras idades : visão dos profissionais de educação

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorAlves, Rita Catarina Soares
dc.date.accessioned2016-12-28T16:57:04Z
dc.date.available2016-12-28T16:57:04Z
dc.date.issued2016-10-12
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho, intitula-se de “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades - Visão dos profissionais de educação” e foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. A diversidade dos alunos e alunas que atualmente se encontram nas classes requer que os profissionais de educação estejam mais atentos a estas diferenças para uma resposta mais eficaz. Por isso, é de extrema importância o papel do educador de infância e do professor na gestão de respostas educativas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada criança. Cada grupo é um grupo e cada turma é uma turma, possuindo características próprias. Cabe aos profissionais de educação identificar o progresso e a aquisição de novas aprendizagens, a fim de promover o envolvimento da criança/aluno nas atividades propostas seja em grande grupo, pequeno ou individual, de modo a favorecer a cooperação entre as mesmas. Só assim se sentem valorizadas e integradas, levando à promoção de uma escola de todos e para todos. Assim, o principal objetivo deste trabalho de pesquisa é apresentar uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os profissionais de educação sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática. Para tal, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: Tendo em conta as características do grupo/turma, como é que os profissionais de educação fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que os profissionais de educação organizam o ambiente educativo, e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que os profissionais de educação definem a diferenciação pedagógica? Como é que os profissionais de educação integraram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam os professores e/ou educadores? Que dificuldades encontram os profissionais de educação na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem os profissionais de educação perante a diversidade dos seus discentes? Para este tipo de pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro educadoras de infância e quatro professoras do primeiro ciclo. A partir da análise do discurso, procurou-se compreender como é estas profissionais de educação implementam a diferenciação pedagógica na sua prática. Da análise dos dados obtidos, pode-se perceber que as profissionais integram alguns elementos e aspetos da diferenciação pedagógica na sua prática, referindo que os alunos aprendem melhor quando estas utilizam algumas estratégias diferenciadas. Compreende-se que a utilização de estratégias de diferenciação varia de grupos para grupos, contudo algumas delas são comuns a alguns grupos ou turmas. O papel da avaliação tem um grande peso, uma vez que através desta o profissional de educação consegue obter o feedback necessário para continuar a diferenciação.pt_PT
dc.description.abstractThis work, titled “Pedagogical Differentiation in the early ages - Education Professionals Point of View”, is created in the context of the Master in Pre-School Education and Education of 1st Cycle. The diversity of students and students who are currently in classes requires that education professionals are more aware of these differences for a more effective response. So, is extremely important the role of kindergarten educator and teacher managing educative answers which follow the specific needs of each child. Each group is a group and each class is a class, with their own characteristics. It is up to education professionals to identify the progress and acquisition of new knowledges in order to promote the involvement of the child / student in the proposed activities, being in large or small group or individual, in order to promote cooperation between them. Only then they feel valued and integrated, leading to the promotion of a school from all and for all. The goal of this research work is to present a reflective analysis of this problematic, in a way to realize what education professionals understand on pedagogical differentiation and how they implement this differentiation in practice. To this end, we settled the following research questions: Taking into account the characteristics of the group / class, how educational professionals do the planning of their teaching activities? How do education professionals organize the educational environment, and what materials do they prepare taking into account the different students? How do education professionals define adaptive education? How have education professionals integrated the differences in their educational practices? What kind of strategies favor teachers and / or educators? What difficulties find education professionals in the implementation of this pedagogical practice? What type of evaluation elect education professionals given the diversity of their students? For this type of research we used a qualitative methodology, by conducting semi-structured interviews with four childhood teachers and four teachers of the first cycle. From the discourse analysis, we tried to understand how these education professionals implement adaptive education in their practice. Analyzing the obtained data, can be seen that professional integrate some elements and aspects of adaptive education in their practice, noting that students learn best when they use some different strategies. It is understood that the use of differentiation strategies varies from groups to groups, but some of them are common to certain classes or groups. The role of evaluation has a great weight, because from it the professional education can obtain the necessary feedback to further differentiation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201385112
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1656
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º ciclopt_PT
dc.subjectdiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectdiversidadept_PT
dc.subjectpapel do educador e do professorpt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectindividualizaçãopt_PT
dc.subjectcooperaçãopt_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subject1st cyclept_PT
dc.subjectdifferentiated teachingpt_PT
dc.subjectdiversitypt_PT
dc.subjectthe role of the educator and of the teacherpt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectindividualizationpt_PT
dc.subjectcooperationpt_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica nas primeiras idades : visão dos profissionais de educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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