Repository logo
 
Publication

Gestão de conflitos em contexto escolar

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorCarvalho, Sara Isabel Patricio
dc.date.accessioned2018-07-06T15:12:22Z
dc.date.available2018-07-06T15:12:22Z
dc.date.issued2018-06-07
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta uma síntese do trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. A primeira parte organiza e apresenta a informação contida nos portefólios de estágio, nas planificações elaboradas a pares e/ou individuais e as reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos vários contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico), bem como o resultante percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, apresenta-se o exercício investigativo realizado em torno da questão – como se desenvolve o processo de gestão de conflitos em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico? A metodologia seguida para dar resposta à questão de pesquisa passou pela definição de um estudo de cariz qualitativo com recurso a entrevistas realizadas a educadoras de infância e professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Da análise dos dados recolhidos foi possível constatar que as educadoras de infância e as professoras do 1.º ciclo do ensino básico têm diferentes perspetivas do tema embora todas considerem importante a necessidade de formação nesta área.pt_PT
dc.description.abstractThis trainee report represents a summary of the work developed during the Masters degree of preschool and elementary school education and it is organized in two parts. The first part organizes and represents the trainee portfolio information, the planning done in pairs or individually and also individual thoughts to describe the work develop during training in several contexts (nursery, kindergarten and elementary school), as well as, all the professional development and personal learning achieved. The second part shows the investigation done around the question – How to develop and manage a conflict process in a preschool or elementary school? The methodology followed to answer this research question went through a defined qualitative study based in interviews to kindergarten and elementary teachers. The final analyses conclude the kindergarten and elementary teachers have different perspectives about this subject but all consider very important the need of training in this field.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn201930676
dc.identifier.other201930676
dc.identifier.tid201930676
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2278
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectgestãopt_PT
dc.subjectconflitospt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjectmanagementpt_PT
dc.subjectconflictpt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectformationpt_PT
dc.titleGestão de conflitos em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - FINAL.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: