Publication
Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEB
dc.contributor.advisor | Loureiro, Ana | |
dc.contributor.author | Valéria, Cátia Liliana Pimenta | |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T20:16:57Z | |
dc.date.available | 2022-12-20T20:16:57Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação almeja ser uma base de estudo sobre as potencialidades das estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral em Espanhol. Numa sociedade globalizante, multicultural, cujos cidadãos respiram mobilidade e interações permanentes, saber línguas apresenta-se como condição capital. A promoção da comunicação oral em Espanhol incorpora o objetivo primordial desta investigação, ambicionando dotar os alunos de estratégias promotoras de autorreflexão de desempenhos ao mesmo tempo que os capacita digitalmente e enquanto intervenientes ativos e autónomos nos seus processos de aprendizagem. Realizou-se a pesquisa teórica das temáticas em estudo; as caraterizações do contexto educativo e dos participantes no projeto de intervenção pedagógica; o desenho e a implementação da intervenção; a análise dos resultados e as principais conclusões, limitações e recomendações. Saliente-se que os resultados deste estudo apresentam as estratégias ativas com recurso às tecnologias como favorecedoras e potenciadoras da qualidade do desempenho comunicativo dos alunos participantes. | pt_PT |
dc.description.abstract | This thesis aims to lay the foundations for a study on the potential of technology enhanced active learning strategies in oral production in Spanish. In a globalized and multicultural society, in which citizens are constantly moving and interacting, knowing languages is an essential condition. The promotion of oral communication in Spanish is the main objective of this research in order to provide students with strategies that promote self-reflection performance while empowering them digitally and as active and autonomous agents in their learning processes. We conducted theoretical research on the topics under study; the characterization of the educational context and the participants in the pedagogical intervention project; the design and implementation of the intervention; the analysis of the results and the main conclusions, limitations and recommendations. It should be noted that the results of this study present active strategies using technologies as favoring and enhancing the quality of the communicative performance of the participating students. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203129253 | |
dc.identifier.tid | 203129253 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4154 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | produção oral | pt_PT |
dc.subject | espanhol | pt_PT |
dc.subject | tecnologia educativa | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | oral production | pt_PT |
dc.subject | spanish | pt_PT |
dc.subject | educational technology | pt_PT |
dc.subject | active learning | pt_PT |
dc.title | Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Recursos Digitais em Educação |