Repository logo
 
Publication

Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEB

dc.contributor.advisorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorValéria, Cátia Liliana Pimenta
dc.date.accessioned2022-12-20T20:16:57Z
dc.date.available2022-12-20T20:16:57Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.description.abstractEsta dissertação almeja ser uma base de estudo sobre as potencialidades das estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral em Espanhol. Numa sociedade globalizante, multicultural, cujos cidadãos respiram mobilidade e interações permanentes, saber línguas apresenta-se como condição capital. A promoção da comunicação oral em Espanhol incorpora o objetivo primordial desta investigação, ambicionando dotar os alunos de estratégias promotoras de autorreflexão de desempenhos ao mesmo tempo que os capacita digitalmente e enquanto intervenientes ativos e autónomos nos seus processos de aprendizagem. Realizou-se a pesquisa teórica das temáticas em estudo; as caraterizações do contexto educativo e dos participantes no projeto de intervenção pedagógica; o desenho e a implementação da intervenção; a análise dos resultados e as principais conclusões, limitações e recomendações. Saliente-se que os resultados deste estudo apresentam as estratégias ativas com recurso às tecnologias como favorecedoras e potenciadoras da qualidade do desempenho comunicativo dos alunos participantes.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis aims to lay the foundations for a study on the potential of technology enhanced active learning strategies in oral production in Spanish. In a globalized and multicultural society, in which citizens are constantly moving and interacting, knowing languages is an essential condition. The promotion of oral communication in Spanish is the main objective of this research in order to provide students with strategies that promote self-reflection performance while empowering them digitally and as active and autonomous agents in their learning processes. We conducted theoretical research on the topics under study; the characterization of the educational context and the participants in the pedagogical intervention project; the design and implementation of the intervention; the analysis of the results and the main conclusions, limitations and recommendations. It should be noted that the results of this study present active strategies using technologies as favoring and enhancing the quality of the communicative performance of the participating students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203129253
dc.identifier.tid203129253
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectprodução oralpt_PT
dc.subjectespanholpt_PT
dc.subjecttecnologia educativapt_PT
dc.subjectaprendizagem ativapt_PT
dc.subjectoral productionpt_PT
dc.subjectspanishpt_PT
dc.subjecteducational technologypt_PT
dc.subjectactive learningpt_PT
dc.titleEstratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRecursos Digitais em Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CátiaValéria_DissertaçãoMestradoRDE.pdf
Size:
6.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: