Repository logo
 
Publication

Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância

dc.contributor.authorFerreira, Belinda
dc.contributor.authorBorges, Patrícia
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.date.accessioned2021-02-28T00:22:57Z
dc.date.available2021-02-28T00:22:57Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo, baseou-se numa amostra de 50 crianças e de 6 educadores, provenientes de vários Jardins de Infância da cidade de Santarém e periferia. O estudo foi desenvolvido em duas fases: numa primeira fase, foram entrevistadas as crianças, tendo-se procurado identificar os seus medos mais frequentes. Numa segunda fase, foram entrevistados os educadores, sendo aplicada uma entrevista semi-directiva, com o objectivo de conhecer e identificar as suas concepções e estratégias desenvolvidas pelos mesmos face a situações em que as crianças revelam alguma forma de medo.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents the results of a research on the conceptions and practices of the Kindergarten teacher, about the childhood fears. The aim was to identify the most common fears among children of Kindergarten, and consequently, how the educators address these issues with them. This study was based on a sample of children and educators from 4 Kindergartener in the city of Santarém. The study was conducted in two stages: initially the children were interviewed, so that we could identify their most common fears and on a second phase, the educators were interviewed using a semi-directive interview to know their conceptions and strategies used when they face situations of fear from their children. The main results show that the most common fears among children of pre-school age are fear of animals and of imaginary characters from children’s literature. Teachers also relate, in addition to these fears, the fear of the unknown and of new situations. Both samples also mention the fear of the dark. Regarding the teachers’ conceptions, they understand fear as a natural part of child development. As for the practices undertaken in this domain, educators resort, mostly, the strategies supported by discussion, using written materials such as books or childhood literature, pedagogically appropriate to the individuality of each child.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, B., Borges, P. & Seixas, S. (2010). Os medos na 2ª infância: Concepções e práticas do educador de infância. Interacções, vol. 6, 15, 26-40.pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3400
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/424pt_PT
dc.subjectmedospt_PT
dc.subjectinfânciapt_PT
dc.subjectpráticas do educador de infânciapt_PT
dc.subjectfearpt_PT
dc.subjectchildhoodpt_PT
dc.subjectkindergarten teacher practicespt_PT
dc.titleOs medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.issue6pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010 Ferreira, Borges & Seixas Artigo Interacções.pdf
Size:
304.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format