Repository logo
 
Publication

Brincar ao ar livre: a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º ceb

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorMarques, Catarina Isabel Henriques
dc.date.accessioned2024-11-15T21:33:53Z
dc.date.available2024-11-15T21:33:53Z
dc.date.issued2024-10-23
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo reflete todo o percurso realizado nos estágios em creche, jardim de infância e em 1.º Ciclo, bem como o trabalho investigativo. As Práticas de Ensino Supervisionadas permitiram o enriquecimento de vivências únicas e aprendizagens significativas, fulcrais para o percurso académico e futuro profissional. A temática em estudo surge a partir do contexto de estágio em creche, pretendendo assim, compreender a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo caso de natureza qualitativa e quantitativa desenvolveu-se em duas fases: na primeira fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a solicitação de desenhos a 18, 16 e 21 crianças nos contextos de Jardim de Infãncia e 1.º Ciclo (1.º ano e 3.º ano) respetivamente; na segunda fase efectuou-se observações das brincadeiras de quatro, duas e outras duas crianças no espaço exterior, em contexto de Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano) respetivamente. O estudo permitiu compreender que as crianças elegem o espaço exterior como o local preferido para as suas brincadeiras e interação com os pares. Porém, a falta de alguns materiais e equipamentos constituem uma das lacunas mais evidenciadas pelas crianças. Escutar as crianças, bem como conceder-lhes tempo e espaço ao ar livre revela-se assim imprescindível.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching reflects the entire course of the internships in nursery school, kindergarten and 1st Cycle, as well as the investigative work. The Supervised Teaching Practices allowed for the enrichment of unique experiences and significant learning, central to the academic career and professional future. The subject under study arises from the context of internship in a nursery school, with the aim of understanding the perception and use of outdoor space in the context of kindergarten and 1st Cycle of Basic Education. This qualitative and quantitative case study was carried out in two phases: in the first phase, semi-structured interviews were carried out and drawings were requested from 18, 16 and 21 children in the Kindergarten and elementary school contexts (1st year and 3rd year) respectively; in the second phase, observations were made of the play of four, two and two other children in the outdoor space, in the Kindergarten and elementary school contexts (1st year and 3rd year) respectively. The study showed that the children chose the outdoors as their favorite place to play and interact with their peers. However, the lack of certain materials and equipment is one of the shortcomings most highlighted by the children. Listening to children and giving them time and space outdoors is therefore essential.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203720318
dc.identifier.tid203720318
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectaprendizagem.pt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectoutdoor spacept_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleBrincar ao ar livre: a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º cebpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_MEPE1CEB_Catarina Isabel Henriques Marques.pdf
Size:
33.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: