Repository logo
 
Publication

A gramática nos manuais escolares. Contributo para uma avaliação

dc.contributor.advisorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorLopes, Sandra Filipa Domingues
dc.date.accessioned2018-07-03T09:45:13Z
dc.date.available2018-07-03T09:45:13Z
dc.date.issued2018-05-04
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve todo o percurso realizado nos diversos estágios, destacando aspetos da prática cruciais para o trilhar de um caminho profissional. Este estudo é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.º e 2.º Ciclos, sendo nossa intenção aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (MCP, 2012). Como é nosso entendimento conhecer e compreender detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares, em vigor ao longo de todos os estágios, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Os resultados obtidos demonstram que os manuais escolares analisados, de um modo geral, não se encontram articulados com as MCP (2012).pt_PT
dc.description.abstractThis final report was developed in the ambit of the Master in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education and describes all the performed path in several stages, highlighting the practical aspects that were crucial to tread a professional way. This study is about the didactic transposition of grammatical content for textbooks, in the 1st and 2nd cycles, and our intention is to assess to what extent the textbooks are in accordance to the Goals of Portuguese Curriculum (GPC, 2012). We intend to know and understand, in detail, the particular situation of a collection of textbooks, which were in effect throughout all stages, so we have adopted a qualitative methodology. The results show that the analysed textbooks, in general, are not in accordance with GPC (2012).pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201918692
dc.identifier.tid201918692
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2266
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectmanuais escolarespt_PT
dc.subjectMCPpt_PT
dc.subjectinsucesso na aprendizagem.pt_PT
dc.subjectgrammarpt_PT
dc.subjecttextbookspt_PT
dc.subjectGoals of Portuguese Curriculum (GPC)pt_PT
dc.subjectunsuccessful learningpt_PT
dc.titleA gramática nos manuais escolares. Contributo para uma avaliaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final ESES.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: