Repository logo
 
Publication

Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorLouro, Maria Cristina Esteves
dc.date.accessioned2019-08-21T14:32:14Z
dc.date.available2019-08-21T14:32:14Z
dc.date.issued2019-06-19
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório final realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB é constituído pelo meu percurso formativo, assim, contêm as minhas principais experiências e aprendizagens significativas. Posto isto, este relatório encontra-se organizado em três partes. Na primeira parte consta toda a minha ação educativa resumida que foi desenvolvida nas quatro Práticas de Ensino Supervisionada, nos diferentes contextos, sendo eles: creche, jardim de infância e 1º CEB. Nesta parte ficaram descritas as caraterizações dos vários contextos educativos, tal como, os projetos desenvolvidos durante a prática pedagógica estando incluído exemplos de atividades realizadas durante os mesmos, por fim, a reflexão sobre o desenvolvimento profissional. A segunda parte refere-se ao exercício investigativo que se debruça sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º CEB. Nesta parte está inserida a revisão da literatura, as questões de investigação, os objetivos da mesma, as metodologias utilizadas, a análise e apresentação dos resultados e, finalmente, as considerações finais. Será relevante referir que este exercício investigativo contempla três estudos, no primeiro estudo recorreu-se ao instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem (CHILD)1, o segundo estudo procurou analisar e recolher dados junto das crianças sobre a temática com recurso a entrevista com tarefa na identificação de processos na aprendizagem autorregulada2, por fim, o terceiro estudo analisou as respostas de oito docentes sobre o tema em questão, através de entrevistas. Na terceira parte, e última, é referente à reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractThis final report is part of the Masters in Preschool Education and Teaching in the First Level of Basic Education, and intends to show my academic path, thus, it contains my main and most meaningful experiences and learning. This report is organized into three parts. The first part includes the summary of my entire teaching activity, which was carried out in the four Supervised Teaching Practices, in their different contexts, namely, kindergarten, preschool, and first level of basic education. In this first part, these educational contexts are described, as well as, the projects carried out during the teaching practice, including examples of activities performed during this practice, and lastly, a reflection on the professional development. The second part refers to the research focused on the promotion of the self-regulation of learning in preschool education and first level basic education. This includes the review of the literature, the research questions, its goals, the methodology used, the analysis and presentation of the results, and the final considerations. It should be noted that this research includes three studies, the first drew on the instrument of support to the teaching practice, the CHILD3, the second study sought to analyze and collect data from children about the theme, through an interview and task, looking to identify the processes of self-regulated learning4, and lastly, the third study analysed the answers of eight teachers in interviews about this topic. The third and last part is the final reflection.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202272699
dc.identifier.tid202272699
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2676
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectautonomiapt_PT
dc.subjectpapel do docentept_PT
dc.subjectcompetências autorregulatóriaspt_PT
dc.subjectcontexto educativopt_PT
dc.subjectself-regulated learningpt_PT
dc.subjectautonomypt_PT
dc.subjectthe teacher’s rolept_PT
dc.titlePromoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final - Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1ºCEB.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: