Repository logo
 
Publication

Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambiental

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorBranco, Neusa Cristina Vicente
dc.contributor.authorLopes, Nádia
dc.contributor.authorMaurício Dias, José
dc.date.accessioned2020-10-03T20:53:24Z
dc.date.available2020-10-03T20:53:24Z
dc.date.issued2019-10
dc.description.abstractO curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém) visa proporcionar uma formação abrangente a estudantes com necessidades educativas especiais para que desenvolvam um conjunto de competências essenciais ao ingresso no mercado de trabalho. Numa perspetiva de integração curricular, os docentes das unidades curriculares de Qualidade de Vida (QV), Atelier de Contabilidade (AE) e Desenvolvimento de Competências Técnicas Empresariais (DCTE) mobilizaram-se para planificar e concretizar uma atividade de Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da prática pedagógica proporcionada aos estudantes e os resultados de uma atividade que visou desenvolver competências associadas ao desenvolvimento sustentável. Participaram os onze estudantes de LMDT do ano letivo 2018-19 e quatro professores do curso. A atividade interdisciplinar visava que os estudantes fossem capazes de: i) Distinguir os resíduos que devem e não devem ser depositados nos ecopontos azul, verde e amarelo e no contentor do lixo indiferenciado; ii) Organizar os resíduos recolhidos no campus do IPSantarém e tratar os dados; iii) Identificar ações que podem ser aplicadas para reduzir esses resíduos. Os dados foram recolhidos através de uma observação participante, registos fotográficos e produções dos estudantes. A atividade interdisciplinar decorreu em quatro aulas. Numa primeira aula, com o professor de QV, os estudantes através da exploração e discussão de diversos recursos educativos digitais distinguiram o significado e as ações associadas aos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e iniciaram a discussão sobre os tipos de resíduos que devem ser depositados nos ecopontos azul, verde, amarelo e contentor indiferenciado. Na segunda aula, com os professores de QV e AC, recolheram resíduos no campus do IPSantarém e, em laboratório, organizaram-nos e contabilizaram-nos por tipologia. Na terceira aula, com os professores de DCTE, os dados foram organizados num gráfico usando um recurso digital. Por fim, numa quarta aula e com o professor de QV, analisaram os resultados e identificaram que os resíduos mais abundantes pertencem ao ecoponto amarelo (palhinhas, copos de plástico, garrafas de sumo), seguidos dos que pertencem ao ecoponto azul (copo de papel, papel diverso e caixas de cigarros), e, por último, os do ecoponto verde (garrafas). Dessa análise emergiu uma discussão em que identificaram ações para reduzir esses resíduos: “Usar copos de vidro é uma forma de reduzir palhinhas”; “Os copos de plástico podem ser substituídos por copos de vidro porque permitem mais reutilizações”; “Para diminuir o número de garrafas de plástico, podemos usar garrafas reutilizáveis. Dessa forma, também diminuímos o número de tampas de plástico”; “Para diminuir os copos de papel de café podemos usar copos de vidro ou chávenas de porcelana”. Os resultados evidenciam que a atividade, de carácter interdisciplinar sobre Educação Ambiental, contribuiu para o desenvolvimento de competências das diversas unidades curriculares. Os estudantes revelaram um grande envolvimento em todos os momentos, mobilizando conhecimentos anteriores e desenvolvendo, progressivamente, o conhecimento sobre os 3R, com ênfase na reciclagem, e competências sociais e digitais, que poderão ser aplicadas nos contextos de trabalho.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B.; Branco, N.; Lopes, N. & Maurício, J. (2019). Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambiental. Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho". Parte II – Resumos. Santarém, Portugal. p. 26pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97306-3-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3067
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especialpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_ii_resumos_vi_congresso_f.pdfpt_PT
dc.subjecteducação ambientalpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectliteracia digital para o mercado de trabalhopt_PT
dc.titleRelato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambientalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHARES PELO CAMINHO”. Parte II – Resumospt_PT
person.familyNameCavadas
person.familyNameBranco
person.familyNameRaquel Mendes Lopes
person.familyNameMaurício Dias
person.givenNameBento
person.givenNameNeusa
person.givenNameNádia
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-id8019-3C78-5432
person.identifier.ciencia-idF818-245F-B742
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublicationfde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246
relation.isAuthorOfPublication5d690d1e-5ec2-4237-8787-eff45886536d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VI congressoproinclusao_curso LDMT.pdf
Size:
141.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format