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- Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em MinecraftPublication . José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, MarisaEsta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.
- Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambientalPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa Cristina Vicente; Lopes, Nádia; Maurício Dias, JoséO curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém) visa proporcionar uma formação abrangente a estudantes com necessidades educativas especiais para que desenvolvam um conjunto de competências essenciais ao ingresso no mercado de trabalho. Numa perspetiva de integração curricular, os docentes das unidades curriculares de Qualidade de Vida (QV), Atelier de Contabilidade (AE) e Desenvolvimento de Competências Técnicas Empresariais (DCTE) mobilizaram-se para planificar e concretizar uma atividade de Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da prática pedagógica proporcionada aos estudantes e os resultados de uma atividade que visou desenvolver competências associadas ao desenvolvimento sustentável. Participaram os onze estudantes de LMDT do ano letivo 2018-19 e quatro professores do curso. A atividade interdisciplinar visava que os estudantes fossem capazes de: i) Distinguir os resíduos que devem e não devem ser depositados nos ecopontos azul, verde e amarelo e no contentor do lixo indiferenciado; ii) Organizar os resíduos recolhidos no campus do IPSantarém e tratar os dados; iii) Identificar ações que podem ser aplicadas para reduzir esses resíduos. Os dados foram recolhidos através de uma observação participante, registos fotográficos e produções dos estudantes. A atividade interdisciplinar decorreu em quatro aulas. Numa primeira aula, com o professor de QV, os estudantes através da exploração e discussão de diversos recursos educativos digitais distinguiram o significado e as ações associadas aos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e iniciaram a discussão sobre os tipos de resíduos que devem ser depositados nos ecopontos azul, verde, amarelo e contentor indiferenciado. Na segunda aula, com os professores de QV e AC, recolheram resíduos no campus do IPSantarém e, em laboratório, organizaram-nos e contabilizaram-nos por tipologia. Na terceira aula, com os professores de DCTE, os dados foram organizados num gráfico usando um recurso digital. Por fim, numa quarta aula e com o professor de QV, analisaram os resultados e identificaram que os resíduos mais abundantes pertencem ao ecoponto amarelo (palhinhas, copos de plástico, garrafas de sumo), seguidos dos que pertencem ao ecoponto azul (copo de papel, papel diverso e caixas de cigarros), e, por último, os do ecoponto verde (garrafas). Dessa análise emergiu uma discussão em que identificaram ações para reduzir esses resíduos: “Usar copos de vidro é uma forma de reduzir palhinhas”; “Os copos de plástico podem ser substituídos por copos de vidro porque permitem mais reutilizações”; “Para diminuir o número de garrafas de plástico, podemos usar garrafas reutilizáveis. Dessa forma, também diminuímos o número de tampas de plástico”; “Para diminuir os copos de papel de café podemos usar copos de vidro ou chávenas de porcelana”. Os resultados evidenciam que a atividade, de carácter interdisciplinar sobre Educação Ambiental, contribuiu para o desenvolvimento de competências das diversas unidades curriculares. Os estudantes revelaram um grande envolvimento em todos os momentos, mobilizando conhecimentos anteriores e desenvolvendo, progressivamente, o conhecimento sobre os 3R, com ênfase na reciclagem, e competências sociais e digitais, que poderão ser aplicadas nos contextos de trabalho.