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Seixas, Sónia

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  • Perspetivas e olhares sobre problemáticas educativas inclusivas no âmbito da intervenção precoce e educação especial
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel
    A grande maioria dos artigos que aqui se encontram foram realizados no âmbito dos trabalhos finais das Pós-Graduação e Formação Especializada, da Escola Superior de Educação, em Intervenção Precoce na Infância e Necessidades Educativas Especiais no domínio Cognitivo-motor e versam sobre problemáticas diversas, seja ao nível da intervenção dos/as próprios/as técnicos/as, passando pelas questões da referenciação, da ética e do trabalho em articulação com as famílias.
  • Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores
    Publication . Rodrigues, Gladys da Silva; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel
    O estudo realizado sobre o apoio domiciliário pretende conhecer as perspetivas de famílias e educadores. Nele referenciamos as práticas da intervenção precoce (IP), ressaltando-se a necessidade das famílias e dos profissionais se envolverem em práticas participativas, que fomentem o diálogo e a aquisição de competências. Dá-se especial relevância ao domicílio, enquanto contexto educativo, pois este está diretamente associado ao desenvolvimento da criança e ao seu bem-estar. Nesta senda, o profissional de intervenção precoce desenvolve capacidades de comunicação e procura maximizar o apoio em contexto domiciliário, com a mínima intrusão, respeitando os valores e crenças da família. Ao entrevistarmos educadores de infância que exercem funções nas equipas locais de intervenção precoce e as famílias apoiadas, pretendíamos também desmistificar a possível existência de uma conflitualidade entre os valores pessoais de uns e de outros e perceber se existem sentimentos de perda de privacidade e de intromissão. Ficámos a saber que ambos os grupos entrevistados consideram que os benefícios do apoio domiciliário se sobrepõem a qualquer destes sentimentos.
  • Editorial: problemáticas em intervenção precoce e educação especial
    Publication . Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    O presente número da Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “Perspetivas e Olhares sobre Problemáticas Educativas no âmbito da Intervenção Precoce e Educação Especial”, reúne um conjunto de experiências em torno de processos de investigação desenvolvidos nos últimos dois anos.
  • Referenciação numa ELI: estudo de caso
    Publication . Mendes, Patricia; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    O presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce. No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.
  • Contributos da psicomotricidade na intervenção precoce - estudo de caso
    Publication . Santos, Rita; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel
    A função motora está presente desde a conceção e durante toda a vida, é a manifestação fundamental do desenvolvimento do homem e possibilita o relacionamento com o mundo e os demais. A Psicomotricidade assume assim um papel importante, pois tem como objetivo trabalhar o indivíduo com toda a sua história de vida (Caron, 2010). O Decreto-Lei 281/2009 considera a Intervenção Precoce na Infância como o conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa no âmbito da educação, da saúde e da ação social. Este estudo de caso centra-se numa criança com perturbação do espectro do autismo e pretendeu verificar quais os contributos de um programa de Psicomotricidade implementado no jardim de infância. Os principais resultados observados em dois momentos de avaliação (antes e depois da implementação do programa) revelaram diferenças ao nível da concentração, da comunicação e dos comportamentos inadequados.
  • Microcefalia na intervenção precoce: estratégias eficazes de intervenção
    Publication . Sousa, Susana Margarida; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel
    O presente estudo, tem como finalidade contribuir para a melhoria e desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção no âmbito da Intervenção Precoce na Infância. Como método de investigação, optou-se por um estudo de caso que requer critérios que o definem de acordo com a investigação a realizar. O objetivo da investigação do mesmo incidiu sobre uma questão, saber quais as estratégias a desenvolver para uma intervenção mais eficaz, nos casos de risco estabelecido, com o diagnóstico de microcefalia. Foi adotada uma investigação de natureza qualitativa, tendo-se para isso, recorrido à utilização de entrevistas como instrumento de recolha de dados. Construiu-se um guião para três educadores de Infância e outro para a família, com questões abertas de forma a permitir aos entrevistados a fluência do seu discurso, exprimindo-se com abertura sobre as suas perceções, os seus valores, ajudando assim à compreensão das questões formuladas. Os resultados indicam que as estratégias de intervenção eficazes assentam nas principais premissas da Intervenção Precoce, comunicação, partilha de informação, preparar o trabalho conjuntamente, ter em consideração os sistemas individuais e contexto natural, no sentido de preparar programas educativos individuais adequados ao perfil de funcionalidade de cada criança.
  • Humanitude em intervenção precoce na infância
    Publication . Milheiriço, A.; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    Tendo em conta que o educador de infância/docente de Intervenção Precoce experiencia diariamente dilemas frequentes, neste artigo propomo-nos refletir sobre como as dimensões afetivas (de humanitude) e as dimensões éticas são sentidas pelos técnicos de Intervenção Precoce. Para o efeito, foi realizado um inquérito por questionário a 15 educadores/docentes de Educação Especial em Intervenção Precoce com experiência nesta área, através de protocolo de aplicação direto e via eletrónica. Deste estudo resultaram vários dados qualitativos que, depois de analisados e discutidos, levaram a diversas conclusões que vêm dar respostas às questões e problemática iniciais. Os dados obtidos, na generalidade, apontam para que estes profissionais valorizem a capacidade de escuta, a disponibilidade, a empatia e a credibilidade.
  • A importância do envolvimento da família no desenvolvimento de uma criança com hipotonia neonatal
    Publication . Cardoso, Carla Margarida Ferreira; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Piscalho, Isabel
    Aquando do nascimento de uma criança, um diagnóstico de deficiência será, seguramente, um momento marcadamente negativo para a família. Fazer-se o luto do bebé idealizado, para que haja um afeiçoamento a este bebé real, será primordial para seguir-se em frente de forma saudável e disponível. A intervenção precoce na infância, assumindo-se como uma intervenção centrada na família, enfatiza a importância crucial do envolvimento desta num trabalho de parceria com os técnicos envolvidos. A família terá que ser entendida, ajudada, valorizada; simultaneamente, terá que ser capacitada e corresponsabilizada, de modo a assumir-se como parte imprescindível no trabalho com a criança. Neste pressuposto, usando-se uma abordagem de natureza qualitativa, tipo de investigação estudo de caso, o presente trabalho pretendeu indagar a importância do envolvimento da família no desenvolvimento de uma criança com hipotonia neonatal. Para tal, foram elaborados dois guiões de entrevista; um direcionado à família e outro às terapeutas que acompanham a criança, de modo a reunirmos a informação que considerámos pertinente. Constatamos, efetivamente, que a família se encontra consciente da importância do seu envolvimento, sendo enfatizada a relevância do trabalho realizado em parceria com as técnicas. As terapeutas, por seu lado, consideraram que o envolvimento da família se revelou fundamental no desenvolvimento da criança e nos progressos alcançados, concluindo ser fulcral que se assuma como um parceiro ativo, num trabalho de colaboração permanente.
  • Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    Partindo do pressuposto relativamente recente, mas largamente aceite, de que “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal.” (Siegel, 2004, p.17), o presente artigo procura enfatizar o papel que as primeiras experiências de vida, particularmente as ligações humanas interpessoais, desempenha no estabelecimento das ligações neuronais, assim como nas vivencias neuroquímicas cerebrais do bebé. Defendendo que as primeiras experiências do bebé podem ser particularmente cruciais na forma como as estruturas básicas do cérebro se desenvolvem, procura-se aqui estabelecer uma ponte com uma área emergente do saber, a neuroeducação.
  • Intervenção baseada nas rotinas
    Publication . Caldeira, Zulmira Santos; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    A família como foco de atenção constitui o elemento fundamental das práticas da intervenção precoce. Na Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Abrantes, Sardoal e Mação, foi adotada uma nova metodologia de trabalho com base nas “Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas”, que visa promover a participação das famílias como parceiros de intervenção. A implementação desta nova abordagem e método de trabalho implicou alterações a nível da equipa, da relação com as famílias, do papel de gestor de caso, dos objetivos e nos contextos de trabalho. Tendo por base essa implementação, pretendeu-se neste artigo identificar quais as principais dificuldades sentidas pela equipa acima referida. O presente estudo baseou-se numa perspetiva de investigação qualitativa, do tipo descritivo com base na análise documental, e quantitativa com base no tratamento de dados obtidos através da aplicação de um inquérito, aos elementos da equipa ELI. Os dados obtidos confirmaram que as famílias se mostraram participativas e a maioria identificou as suas necessidades. Todos os elementos da amostra salientaram a importância do trabalho em equipa transdisciplinar e a maioria salientou a dificuldade das educadoras de infância em assimilarem o novo papel de consultadoria dos técnicos de Intervenção Precoce (IP).