Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Coito, Nuno Ricardo Gonçalves

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradas: estudo piloto nos campeonatos nacionais de Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15
    Publication . Teixeira, Eduardo; Coito, Nuno; Loureiro, Nuno; Sequeira, Pedro
    Tendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP) como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol (Borrás & Baranda, 2005; Borrás & Baranda, 2012; Siegle & Lames, 2012), procuramos construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), sustentado pela metodologia observacional (Anguera & Mendo, 2013) e suportado por um software técnico de análise de jogo (Videobserver). Metodologia O estudo foi constituído por dois tipos de amostra: a primeira, referente à validação do sistema, foi constituída por 80 ações de BP observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A segunda, referente à aplicação do estudo piloto, foi constituída por 1723 ações de BP registadas na observação de 12 equipas dos Campeonatos Nacionais dos diferentes escalões de formação (Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15), organizados pela FPF na época desportiva de 2012-2013. A metodologia de desenvolvimento do SOCFutBP adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema por experts; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. Resultados Os resultados demonstraram que o SOCFutBP mostrou-se coerente em relação aos objetivos para o qual foi concebido uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75. Por outro lado, a aplicabilidade do sistema de observação, direcionada para o futebol de formação, permitiu uma análise global ao nível da ocorrência e tipos de BP, ao nível da incidência que as BP adquirem na finalização e ao nível das tendências específicas que as mesmas assumem na competição. Conclusões Como conclusão, podemos afirmar que o SOCFutBP permite, de forma consistente, analisar as Bolas Paradas no futebol.
  • O pós-carreira dos jogadores profissionais de futebol. Construção de uma linha de investigação a partir de uma revisão sistemática.
    Publication . Teixeira, Eduardo; Pinheiro, Emanuel; Miguel, Mauro; Coito, Nuno; Loureiro, Nuno
    Introdução A investigação promovida à volta do pós-carreira dos desportistas tem sido limitada o que empobrece o conhecimento sobre a forma como essa participação de elite afeta a vida dos mesmos. Fatores associados ao tempo de carreira, tipo de prática, modalidade praticada, preponderância de participação, caraterísticas hereditárias, envolvimento e estilos de vida adotados prescrevem teorias que visam dar um entendimento sobre os impactos que uma carreira de elite tem a longo prazo nos praticantes. Objetivos A partir de uma revisão sistemática de artigos científicos que abordem os fatores de impacto associados à prática do futebol profissional, bem como das consequências a longo prazo que a carreira tem nos ex-praticantes ao nível da dimensão sociodemográfica e epidemiológica, pretende-se conceptualizar uma linha de investigação à luz desta temática. Estado de Arte Há um interesse generalizado no conhecimento sobre o impacto que a carreira desportiva no futebol de elite tem sobre os praticantes. Contudo, existem várias contradições sobre as reais implicações que a prática profissional acarreta para os ex-profissionais. Implicações Teóricas e Práticas Aproveitando a revisão dos construtos teóricos e metodologias utilizadas em estudos de referência, parece-nos haver lugar para a criação de uma nova linha de investigação que compreenda o controlo e o cruzamento de um maior número de variáveis capazes de suportar um estudo de aplicação longitudinal com ex-jogadores profissionais de futebol. Conclusão Sugere-se que um conhecimento credível dos impactos associados à carreira profissional, bem como dos riscos que lhe estão associados, podem ser determinantes para se estabelecerem mecanismos e estratégias de prevenção que promovam a melhoria da qualidade de vida dos futebolistas no pós-carreira.