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  • Validação e desenvolvimento de um sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness
    Publication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Balcells, Marta; Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Simões, Vera; Franco, Susana
    Este estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 21 categorias de comportamento cinésico dos instrutores, criando-se a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema de observação foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.
  • Validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo
    Publication . Simões, Vera; Rodrigues, José; Alves, Susana; Franco, Susana
    O presente estudo tem como principal objetivo construir e validar um questionário, acerca do comportamento de feedback dos instrutores de fitness em aulas de grupo, em duas versões: auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes. Depois de construída a primeira versão do instrumento por um painel de 4 especialistas (validade de conteúdo), a partir do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo, foi realizada uma aplicação piloto a 50 praticantes de aulas de grupo de fitness, com o intuito de construir uma segunda versão. Depois desta segunda versão ter sido validada por um painel de 5 especialistas (validade facial); foi realizada uma nova aplicação piloto da mesma a 12 sujeitos, praticantes de aulas de grupo e seguidamente testada a fiabilidade do questionário do tipo estabilidade temporal, sendo a última versão do questionário aplicado a uma mesma amostra duas vezes (81 praticantes de aulas de grupo). O questionário apresentou validade e fiabilidade, pelo que está apto a ser utilizado como instrumento de trabalho pelos profissionais da área do fitness, bem como, em futuras pesquisas.- The propose of this study is to construct and validate a questionnaire, of instructors’ feedback behavior in group fitness classes, in two versions: instructors’ self- perception and participants’ preferences. Once made the first version of the instrument by a panel of 4 experts (content validity) considering an observation system instrument enabling to observe the feedback instructors behaviors in fitness group classes, a pilot application to 50 participants of group fitness classes was conducted, in order to make a second version. After this second version has been validated by a panel of 5 experts (face validity) the new pilot version of the questionnaire was applied to 12 participants of group fitness classes. Then the reliability of temporal stability type was tested, and the final version of the questionnaire was applied twice to a 81 group fitness classes participants. The questionnaire presented validity and reliability, so it’s able to be used as an instrument for fitness professionals, as well, in future research.
  • Enhancing student well-being: the Impact of a mindfulness-based program (Mind7+) on stress, anxiety, sleep quality, and social Interactions in a sample of portuguese university students
    Publication . Pinto, Paula; Franco, Susana; Alves, Susana; Januário, Patrícia; Barroso, Isabel
    There is an urgent need to promote mental health strategies in university students, and mindfulness-based interventions provide alternative and complementary approaches. The present study aimed to investigate the impact of a mind-fulness-based program (Mind7+) on Portuguese students from the Polytechnic University of Santarem, focusing on stress levels, depression, anxiety, and sleep quality. The intervention consisted of a 8 week mindfulness-based program, with six presential sessions and two online sessions. The participants completed self-filled validated questionnaires before and after intervention. The study revealed that Mind7+ program not only positively influenced stress levels, anxiety, and sleep quality among university students but also had a positive impact on their social interactions. A correlation between sleep quality and frequency of individual practices was observed. The observed medium effect size under-scores the practical relevance of Mind7+ program and the potential of mindfulness-based interventions in higher education to enhance both individual well-being and social connections.
  • Sistema de observação da comunicação proxémica do instrutor de fitness (SOPROX-Fitness): desenvolvimento, validação e estudo piloto
    Publication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Castañer Balcells, Marta; Camerino Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Carvalhinho, Luis; Simões, Vera; Franco, Susana
    Este estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o Sistema de Observação da Comunicação Proxémica do Instrutor de Fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 23 categorias de comportamento proxémico dos instrutores, criandose a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de fitness de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao Sistema de Observação da Comunicação Proxémica do Instrutor de Fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.
  • Dançar – Vivências contemporâneas na comunidade
    Publication . Varregoso, Isabel; Monteiro, Elisabete; Rodrigues, José; Franco, Susana; Alves, Susana
    A Dança na Comunidade constitui um conceito abrangente que evidencia uma diversidade de práticas, filosofias e abordagens que interessa estudar. Como atividade participativa e inclusiva, permite uma troca mútua, destacando a valorização individual e coletiva pela motivação, sentido de pertença e de conexão sem limites ou limitações. Na atualidade, são vivenciadas um conjunto de danças de inspiração tradicional miscigenadas com influências contemporâneas, as quais retomam a vivência dos bailes à antiga, onde as pessoas convivem e se divertem unidas pelo prazer de dançar. Pretendemos analisar o(s) contexto(s) em que decorre(m) estas danças, caraterizá-las de forma genérica, e perceber o que as pessoas encontram nestes contextos.