Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Helmintes dos ovinos das regiões do Ribatejo e Alentejo
    Publication . Crespo, Maria Virgínia; Jorge, Ana Teresa
    As parasitoses constituem um factor limitante da produção animal, representando perdas sócio-económicas elevadas, pelo que, com este estudo pretendemos contribuir para a actualização de conhecimentos sobre a helmintofauna dos ovinos, em Portugal. Assim, durante o período compreendido entre Janeiro de 1995 e Maio de 1996, efectuaram-se decantações dos conteúdos gastrintestinais de 103 ovinos (raça Merina e cruzamentos / 6 a 12 meses de idade) abatidos num Matadouro do Ribatejo e provenientes de duas regiões do país: Ribatejo e Alentejo. Em simultâneo, realizaram-se análises coprológicas qualitativas e quantitativas, para pesquisa de ovos de helmintes e larvas de estrongilídeos pulmonares. Observaram-se formas larvares e espécimes adultos, pertencentes às Classes CESTODA e NEMATODA, respectivamente em 65,05% e 81,55% do total dos animais estudados, tendo-se registado as seguintes prevalências para os géneros: Ostertagia (61,17%), Moniezia (60,19%), Trichostrongylus (40,78%), Trichuris (34,95%), Haemonchus e Nematodirus (32,04%), Chabertia (24,27%), Oesophagostomum (9,71%), Cysticercus (8,74%), Cooperia (5,83%) e Bunostomum (4,85%). Nos exames coprológicos realizados, para além da presença de ovos de estrongilídeos gastrintestinais, evidenciaram-se ovos de ascarídeos, Strongyloides sp. e Trichuris sp.. Num dos exames foi também registada a presença de formas larvares de estrongilídeos pulmonares. Posteriormente, procedeu-se à análise comparativa entre as prevalências, a intensidade parasitária e as associações mais significativas, encontradas nas diferentes épocas do ano. Atendendo a que este estudo se reportou apenas aos ovinos de duas regiões do país, consideramos de grande importância a sua continuidade, estendendo-o a outras regiões de produção ovina.
  • Estudo do tipo e grau de parasitismo em caprinos das quatro raças portuguesas: Serrana, Algarvia, Serpentina e Charnequeira: análise dos resultados de um esquema de controlo integrado aplicado
    Publication . Francisco, Pedro Ribeiro; Frazão, Joaquim Franco; Fazendeiro, M. I.; Jorge, Ana Teresa
    O presente ensaio foi realizado no período que decorreu de Abril de 1988 a Março de 1989, na Estação Zootécnica Nacional – Unidade de Parasitologia – e Escola Superior Agrária de Santarém – Herdade da Agolada de Baixo, Coruche. O principal objectivo do mesmo foi a análise e significado epidemiológico de um esquema de controlo integrado do parasitismo. Este esquema consistiu em três tratamentos anti-helminticos (antes das cobrições, parições e lactação). Utilizou-se o Febantel e Oxfendazole em dose dupla, o primeiro nas raças Serrana e Algarvia e o último nas outras duas raças. Formaram-se dois lotes (tratado e testemunho) de um total de 70 cabras adultas. Identificaram-se dois tipos de parasitismo: Estrongilose gastrintestinal e Protostrongilidose. Não se verificam diferenças significativas no que respeita a eliminação de larvas de primeiro estado de protostrongilideos (L1) entre lotes tratados e testemunhos das quatro raças. Apenas se observaram diferenças significativas para estrongilídeos gastrintestinais e num curto período após o tratamento. Os parâmetros sanguíneos, embora abaixo dos valores considerados normais para caprinos, não se alteram de modo significativo após os tratamentos, excepto a eosinofilia durante a lactação. The present work was carried out from April 1988 to March 1989, in Estação Zootécnica Nacional – Unidade de Parasitologia – and Escola Superior Agrária de Santarém – Herdade da Agolada de Baixo, Coruche. The main objective was to analyse the epidemiological meaning of a scheme of integrated control of parasitism applied to goats of four Portuguese breeds – Serrana, Algarvia, Serpentina and Charnequeira. The scheme consisted of three anthelmintic treatments (before breeding, kidding and lactation). Febantel and Oxfendazole in a double dose were used, the first anthelmintic to Serrana and Algarvia breeds and the latter to the other two breeds. Two lots of animals (trated and control) were used from a total of 70 adults goats. Gastrointestinal and lungworm (Prostostrongylosis) were identified. There were no significative differences concerning elimination of first stage larvae of prostostrongylids between treated and control lots for the four breeds. Differences were exclusively observed for gastrointestinal worms and only during a short period after treatment. Blood parameters, although below normal values, were not significantly changed as a result of anthelmintic treatment except for eosinophylia during lactation.
  • Contributo do Laboratório de Parasitologia Animal, no Diagnóstico de algumas parasitoses, na área geográfica da ESAS
    Publication . Crespo, Maria Virgínia; Jorge, Ana Teresa
    O Laboratório de Parasitologia Animal da Escola Superior Agrária de Santarém, criado em 1985, tem vindo a desenvolver a sua actividade nas áreas de ensino, de investigação e de apoio à comunidade. O presente trabalho tem como objectivo primordial divulgar as acções desenvolvidas no último triénio, com particular relevância para o apoio à comunidade e para o papel activo que este Laboratório desempenha como meio de diagnóstico e de divulgação, de algumas das principais parasitoses dos animais da região do Ribatejo. As análises mais solicitadas, reportaram-se essencialmente a análises coprológicas e pesquisas de protozoários e ectoparasitas, incidindo em diferentes espécies animais (de interesse pecuário e animais de companhia). Verificou-se também, que as análises coprológicas foram as que apresentaram maior representatividade, independentemente da espécie animal em causa, estando as restantes, mais directamente ligadas aos animais de companhia. O total de análises realizadas, no período de estudo, foi de 2 589 variando o tipo de pedidos, em cada ano, com as solicitações externas, os estágios de alunos e os projectos de investigação. Dos agentes etiológicos identificados, responsáveis por parasitoses na região, salientam-se: Leishmania sp. e Ancylostoma sp. em canídeos, Fasciola hepatica e Dicrocoelium dendriticum em ovinos e estrongilídeos gastrintestinais em pequenos ruminantes e equídeos (várias espécies).
  • Contribuição para o estudo dos helmintes dos bovinos na República da Guiné-Bissau: aspectos epidemiológicos
    Publication . Crespo, Maria Virgínia; Rosa, Fernanda; Simões, M.; Jorge, Ana Teresa; Napoco, A.; Rodrigues, N.; Cotor, M.; Ferreira, M. L.
    Durante os períodos de Maio/Junho (final da época seca) e Outubro/Novembro (final da época da chuva) de 1997, efectuaram-se pesquisas de endoparasitas em 93 bovinos (raça N’ Dama e seus cruzamentos) abatidos no Matadouro de Bissau. As formas parasitárias identificadas, incluíram-se em PLATHYHELMINTHES (TREMATODA), NEMATODA e PENTASTOMIDA, respectivamente em 96,77%, 77,41% e 1,08% do total dos animais estudados. Registaram-se as seguintes prevalências para os espécimes adultos pertencentes aos géneros: Dicrocoelium (51,61%), Fasciola (1,08%), Schistosoma (19,35%, Setaria (33,33%) e Linguatula (1,08%). Para a Família PARAMPHISTOMATIDAE, a prevalência foi de 81,72%. Nos exames coprológicos efectuados, para além da presença de ovos dos trematódeos acima mencionados, identificaram-se ainda ovos de estrongilídeos gastrintestinais (50,54%), do tipo ascarídeo (15,05%), Trichuris spp. ( 2,15%) e Strongyloides sp. (1,08%). Posteriormente, procedeu-se à análise comparativa entre as prevalências e as associações parasitárias mais importantes, nas diferentes épocas consideradas.
  • Breve análise da actividade profissional dos diplomados da ESAS
    Publication . Jorge, Ana Teresa
    Com este estudo pretendeu-se obter informações referentes à actividade profissional, dos diplomados da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS). Desde o início de funcionamento desta Instituição até Julho de 1998, formaram-se 1025 alunos, distribuídos pelos vários cursos de bacharelato ministrados.Assim, para efectuar o referido levantamento, foi elaborado um inquérito com questões directamente relacionadas com o percurso e a valorização profissionais desenvolvidos. Dos 1025 inquéritos enviados, em Setembro de 1998, aos diplomados dos diferentes cursos obtiveram-se 535 respostas (52,20%), distribuídas do seguinte modo, relativamente a cada um dos cursos. Numa primeira análise dos resultados obtidos, constatou-se que entre os 535 diplomados, 452 (84,49%) exercem actividade profissional, verificando-se maior índice de ocupação, no Curso de Produção Agrícola - 168 (87,50%) e o menor índice no do Curso de Engenharia Agro-Alimentar - 8 (66,66%). A actividade profissional desempenhada por conta de outrem, quer no sector privado, quer nos sectores público e cooperativo, representa 74,02% da amostra. A assistência técnica destacou-se como a actividade predominante (54,04%) e o ensino constitui outra área de emprego para os diplomados da ESAS (20,20%). A actualização de conhecimentos, surge como factor determinante na valorização profissional.
  • Contaminação, por ovos de helmintes encontrados em fezes de canídeos, de alguns jardins e parques públicos da cidade de Santarém : resultados preliminares
    Publication . Martins, Ana S.; Crespo, Maria Virgínia; Pereira, Ana Silva; Jorge, Ana Teresa
    Foi efectuado um estudo com o objectivo de determinar a provável contaminação parasitária, por ovos de helmintes, de parques e jardins públicos da cidade de Santarém. Procedeu-se à colheita aleatória de 144 amostras de fezes de canídeos, encontradas no solo de diferentes locais das quatro freguesias da cidade (Marvila, Sta. Iria, S. Salvador e S. Nicolau). As amostras foram sujeitas a análises coprológicas qualitativas e quantitativas, segundo técnicas de flutuação (método Willis) e de sedimentação (Moura, 1982). Foram identificados ovos de cestóides e nematóides pertencentes a diferentes famílias e géneros, nomeadamente, Famílias TAENIIDAE e ANCYLOSTOMATIDAE e géneros Toxocara e Trichuris. Quatro das amostras, apresentavam proglótis grávidos da espécie Dipylidium caninum e noutras quatro identificámos oocistos de Isospora sp. A taxa de infecção parasitária obtida, foi superior ao que se esperava, merecendo desde já, a atenção de Médicos Veterinários, Médicos e Epidemiologistas, no sentido da aplicação de medidas preventivas, por forma a minimizar os riscos de contaminação ambiental e de saúde pública, tendo em conta o papel que o cão desempenha na possível transmissão de algumas zoonoses.
  • Estudo do tipo e grau de parasitismo em caprinos das raças Serrana, Algarvia, Serpentina e Charnequeira: aplicação e análise de um esquema de controlo integrado
    Publication . Francisco, Pedro Ribeiro; Frazão, Joaquim Noronha; Fazendeiro, M. I.; Jorge, Ana Teresa
    Este ensaio de âmbito parasitológico decorreu na Estação Zootécnica Nacional – Unidade de Parasitologia – e na Escola Superior Agrária de Santarém – Herdade da Agolada de Baixo. Consistiu na análise e determinação do significado epidemiológico da aplicação de um esquema de controlo integrado do parasitismo em caprinos das raças Serrana, Algarvia, Serpentina e Charnequeira. O programa aplicado constou de três tratamentos anti-helmínticos (antes das cobrições e das parições e no final do ensaio). Utilizaram-se tratamentos anti-helmínticos distintos no que respeita aos seus princípios activos, isto é, as raças Serrana e Algarvia foram desparasitadas com o princípio activo Febantel, enquanto que as raças Serpentina e Charnequeira foram sujeitas ao princípio activo Oxfendazole. O ensaio decorreu entre 20 de Abril de 1988 e 30 de Março de 1989, com o total de 70 cabras, sendo a cobrição natural. Formaram-se dois lotes de cabras de cada raça (Tratado e Testemunho). Neste ensaio foram identificados dois tipos de parasitismo nas raças caprinas estudadas – Estrongilose gastrintestinal e Protostrongilidose. Verificou-se que tanto os animais desparasitados com o princípio cativo Oxfendazole, como nos desparasitados com o princípio activo Febantel, ambos na dose dupla, houve quebras de eliminação parasitária dos grupos Tratados nas quatro raças estudadas, embora essa quebra fosse menos evidente na Estrongilose gastrintestinal. Quanto ao efeito dos anti-helmínticos sobre os pârametros sanguíneos apreciados, concluíram-se que não tiveram uma acção signficativa sobre os mesmos, dado que o parâmetro eosinofilia apresentou alterações significativas durante o período de lactação, alteração esta que pode ser devido à presença durante todo o ensaio de uma forma de parasitismo do tipo histiocitário, assim como os valores de hematócrito e de hemoglobina apresentarem-se-nos também com valores abaixo dos considerados como normais, o que nos levou a concluir que se encontram presentes parasitas grastrointestinais hematófagos.
  • Contaminação parasitária, por ovos de helmintes de alguns jardins e parque públicos das cidades de Almeirim e do Cartaxo
    Publication . Crespo, Maria Virgínia; Jorge, Ana Teresa
    Na continuidade dos estudos efectuados na cidade de Santarém, o presente trabalho teve como objectivo determinar a provável contaminação parasitária, por ovos de helmintes, de parques e jardins públicos das cidades de Almeirim e Cartaxo. Ao longo de um ano (Setembro 1999 a Agosto de 2000), procedeu-se à colheita aleatória de 576 amostras de fezes de canídeo, encontradas no solo de quatro zonas distintas de cada uma das cidades em estudo e repartidas igualmente. As amostras foram sujeitas a análises coprológicas qualitativas e quantitativas, segundo técnicas de flutuação (método de Willis) e de sedimentação. Do total de 576 amostras, 103 (17,88%) apresentaram ovos de helmintes. Das 288 amostras por local de estudo, 60 (20,83%) foram positivas em Almeirim e 43 (14,93%) no Cartaxo. Foram identificados ovos de cestóides e nematóides pertencentes às Famílias TAENIDAE e ANCYLOSTOMATIDAE e aos géneros Toxocara e Trichuris. A maior prevalência (13,37%) foi registada para ANCYLOSTOMATIDAE e a menor para TAENIIDAE (0,17%), que apenas foi observada na cidade de Almeirim. Os géneros Toxocara e Trichuris apresentaram valores de 3,82% e 2,60%, respectivamente. No estudo comparativo entre os resultados observados em cada cidade verificaram-se sempre valores mais elevados na cidade de Almeirim, para cada uma das famílias ou géneros identificados. Das 103 amostras positivas, 92 (89,32%) apresentaram infecção simples e 10 (9,71%) exibiram infecção dupla. Numa única amostra proveniente da cidade de Almeirim foi registada uma infecção tripla (0,97%). A prevalência obtida, foi inferior à registada em estudos anteriores, no entanto, mantém-se a necessidade de aplicação de medidas preventivas por forma a minimizar os riscos de contaminação e de saúde pública.