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- O programa Erasmus no IPS – vetor de internacionalização, fator de dispersão ou tão-somente um bicho-papão?Publication . Jorge, Nuno SantosEsta comunicação pretende apresentar um conjunto de reflexões pessoais, a propósito da implementação do Programa Erasmus no IPS. A partir dos dados de mobilidade internacional na última década no Instituto, refletimos sobre a importância que o Erasmus tem assumido no IPS, em comparação com outras instituições similares. Consciente de que não há receitas únicas para o concretizar, e baseado na experiência acumulada enquanto coordenador e docente do Erasmus Course da ESGTS, apresentamos em traços largos o que tem sido o trabalho da ESGTS nesta matéria, as dificuldades que têm sido enfrentadas e os desafios que se colocam no futuro, avançando pistas sobre o que poderia ser feito para tornar o Erasmus uma realidade mais efetiva e presente nas nossas atividades.
- Volto Já:um modelo de negócio na área do turismo social de intercâmbio séniorPublication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Amaral, Marta; Leal, Susana; Rodrigues, Ana Isabel; Isabel Russo Vivas, Carla; Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João; Jorge, Nuno Santos; São João, Ricardo; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Santos, CristinaApresenta-se o modelo de negócio do PROJETO VOLTO JÁ, cujo objetivo geral consiste na operacionalização de um programa de intercâmbio social sénior, entre organizações de economia social, procurando promover experiências turísticas aos idosos. O modelo de negócio proposto baseia-se na partilha de recursos como forma de potenciar a proposta de valor acrescentado. O VOLTO JÁ desenvolve um conjunto de ações com impacto direto na mobilidade e inclusão social dos idosos, enquadrando-se nas abordagens conceptuais do turismo social e do turismo para todos. Esta investigação apresenta um processo de recolha de dados com duas fases. Na primeira fase, foi aplicado um questionário a uma amostra de 134 indivíduos seniores institucionalizados, de 8 instituições na região do Alentejo, para caraterizar o perfil dos idosos e os interesses associados à prática de turismo. Na segunda fase, realizaram-se dois focus groups junto de uma amostra de 6 diretores técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social, de modo a perceber as condições e a disponibilidade de participação dos seniores. Os resultados serão utilizados para desenvolver uma plataforma web para disponibilizar/comercializar, a baixo custo, as ofertas ao nível de pacotes turísticos de turismo social, num trabalho concertado com os agentes da oferta turística.