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- Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Perspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAMPublication . Correia, Marisa; Clara Martins, MariaA necessidade de estimular os jovens a prosseguir carreiras em áreas STEM, para fazer face a importantes desafios da nossa sociedade, tem conduzido a um crescente interesse por abordagens educativas que contemplem a articulação entre estas áreas. Contudo, a operacionalização desta abordagem integradora nas escolas apresenta inúmeras dificuldades, a começar pela falta de preparação dos professores. Neste sentido, procurou-se analisar as perspetivas dos futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca das potencialidades da abordagem pedagógica integradora das STEAM. Para o efeito, foram analisadas as produções dos 29 participantes e a transcrição de uma entrevista de grupo focado, após terem tido a oportunidade de explorar os pressupostos teóricos do modelo iSTEM e de realizar uma atividade STEAM no decorrer de uma unidade curricular de didática. Os resultados revelaram vantagens na integração das disciplinas STEM segundo os professores em formação; e a sua confiança para planear e implementar atividades STEAM. A abordagem permite o desenvolvimento das áreas curriculares envolvidas, mas também do conhecimento pedagógico associado a cada uma das áreas envolvidas, concretamente, no que diz respeito à capacidade de promover a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo. São identificadas potencialidades associadas à aprendizagem dos alunos nomeadamente, o facto de possibilitar aprendizagens mais significativas e um papel mais ativo do aluno, e uma maior motivação para a aprendizagem.
- Percepções dos educadores e professores sobre a educação STEAM outdoor: um estudo exploratórioPublication . Ribeirinha, Teresa; Correia, MarisaOs espaços exteriores e áreas naturais das escolas podem complementar as salas de aula, pois oferecem um contexto significativo para a educação ao ar livre (educação outdoor), possibilitando inúmeras experiências de aprendizagem e a conexão com a natureza, através dos sentidos. Perante o potencial da educação outdoor e dada a inexistência de dados concretos que permitam ter uma visão fundamentada no que concerne às intensões e práticas dos docentes de utilização dos espaços exteriores, existiu a necessidade de realizar um estudo exploratório, de cariz qualitativo que permitisse conhecer e descrever essa utilização. Para tal, realizaram-se entrevistas a cinco docentes de um agrupamento de escolas de Santarém. Os resultados da análise temática das entrevistas revelaram dois temas principais relacionados com o objetivo de investigação: (1) desenvolvimento integral que compreende as intensões dos docentes face à relevância de utilização do espaço exterior como contexto de aprendizagem e (2) atividades práticas que descrevem o tipo de utilização desenvolvido pelos docentes nos espaços exteriores das suas escolas e os desafios que enfrentam ao realizá-las. No entanto, essa utilização parece não explorar as suas potencialidades enquanto contextos promotores de aprendizagens experienciais e abordagens interdisciplinares. A falta de formação dos docentes no que concerne à utilização interdisciplinar do ambiente exterior é um dos fatores que condiciona a sua utilização.