Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professoresPublication . Martins, Clara; Correia, MarisaA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.