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- QUALITY OF LIFE OF STUDENTS IN POLYTECHNIC HIGHER EDUCATION AT THE SANTAREM AND LEIRIA: THE IMPACT OF COVID 19Publication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, José; Rosa, Marta; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, LuisAbstract: Background: The epidemic of COVID-19 caused by the Coronavirus -SARS-CoV-2, was declared by the World Health Organization an International Public Health Emergency. The 2019-2020 coronavirus pandemic has affected educational systems worldwide, leading to the closure of educational institutions. This situation kept students socially distant, with little adaptation time, interfering with their quality of life. Objective: The aim of this study is to evaluate the quality of life of higher education students in the face of the impact of the COVID-19 pandemic. Methods: 775 students were selected by convenience sampling. Study with a quantitative, descriptive, correlational approach. The WHOQOL-bref instrument adapted from WHO was applied. Data analysis was undertaken using the IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Armonk, NY: IBM Corp. Results: Students' self-assessment about Quality of Life is globally superior to the self-assessment with their satisfaction with health, where the female students have lower average values than the male students. The WHOQOL-bref domains referring to Quality of Life with higher values were the Physical and the Environment ones, with the Social Relations and Psychological domains having the lowest values. Conclusion: The development of this study made it possible to achieve the objective set. The domain of social relations has low average values, with students from IPSantarem standing out, with lower self-assessment of QoL in this domain, compared to those from IPLeiria. In the psychological domain, the low average values in both institutes stand out, especially in IPLeiria, where the average is less than 50%, in both genders.
- IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTARÉM E LEIRIAPublication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui; Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Coelho, Teresa; Borrego, C.Background: Estudar o Impacto da pandemia Covid-19 nos estudantes do ensino superior torna-se evidente, já que é uma doença infeciosa, que tem consequências não só ao nível da saúde física, mas também da saúde mental, do bem-estar psicológico e qualidade de vida. A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais com impacto em 99,4% da população estudantil do mundo. O ensino a distância apresentou-se como a solução. Esta situação veio trazer alterações significativas na vida das escolas e principalmente na vida dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e posteriormente identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. A população é constituída pelos estudantes que frequentam o ensino superior, dos dois Institutos. Aplica-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da OMS. O tratamento e análise dos dados será realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: a relação entre os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente permitirá caraterizar a qualidade de vida dos estudantes. Conclusão: Com a avaliação do impacto da pandemia Covid-19, pretendemos desenvolver um programa on-line de promoção da qualidade de vida.
- Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e LeiriaPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiIntrodução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.
- QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE COVID-19Publication . Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Amendoeira, JoséIntrodução A epidemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), cuja doença é designada por COVID 19, afetou os sistemas educacionais de todo o mundo, levando ao encerramento das instituições de ensino. Em Portugal, a partir de 12 de março 2020, foram suspensas as atividades presenciais, letivas e não letivas, como medida extraordinária e de caráter urgente de resposta à situação. As escolas são centros de atividade social e interação humana. Quando fecham, muitos jovens perdem o contato social, o que é essencial para a aprendizagem e para o desenvolvimento. Objetivos Avaliar o impacto da pandemia COVID 19 na Qualidade de vida dos estudantes de enfermagem do Instituto Politécnico de Santarém. Materiais e métodos Participaram no estudo, 183 estudantes de enfermagem, do 2º ao 4º ano, do curso de licenciatura, do Instituto Politécnico de Santarém. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref da World Health Organization. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados A autoavaliação dos estudantes relativamente à satisfação com a sua saúde é superior à satisfação com a qualidade de vida. Dos domínios da qualidade de vida, o físico diferencia-se significativamente dos outros, e o do meio ambiente é significativamente superior ao psicológico e relações sociais. Conclusões Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes de enfermagem, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID 19. Relevância para a Enfermagem e/ou Saúde Analisar a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem é fundamental para compreender as suas condições de vida, os estilos de vida e necessidades, com vista ao desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde neste âmbito.
- Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiria.Publication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiIntrodução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.