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- Forced to deal with the future: uncertainty and risk in vocational choices among portuguese secondary school studentsPublication . Vieira, Maria Manuel; Almeida, Lia; Resende, JoséIn contemporary societies, adolescents' individuation is largely staged within the educational system, and is defined by several schooling options. This is particularly true when young people reach upper secondary education, as this transition implies the definition of a personal project. In the Portuguese context, authenticity is linked to the ‘obligation’ of choosing – by means of a compulsory vocational choice. To define a personal project that gives studies a meaning becomes a problem pupils have to deal with. Supported on empirical data based on in-depth interviews to pupils attending 10th and 12th years of upper secondary education in Portuguese public schools, this article discusses some of these issues. Specially, we intend to explore pupils' obligation to exhibit their autonomy by choosing a school path with the awareness of risks that may emerge along with their options.
- Intervenção socioeducativa numa residência estudantil: análise da prática lúdica e recreativa de jump num campus do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Campos, Andreia; Almeida, LiaEste artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades educativas não formais em espaço escolar, em específico, do uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades desportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio (equivalente ao Ensino Secundário em Portugal) residentes na escola, enquadradas num projeto de intervenção socioeducativa promovido pela primeira autora chamado “Jump Interação”. O público a que se refere o estudo é o de jovens que se veem obrigados a residir na instituição de ensino, Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que oferece cursos que atribuem a certificação do Ensino Médio, em particular o curso técnico em agropecuária. Assim, pelo período mínimo de três anos a escola será seu quase exclusivo ambiente de socialização. O público atendido, em sua maioria, apresenta-se na adolescência, passando pelo desafio da transitoriedade identitária, ao mesmo tempo em que está distante dos seus familiares e quadros de referência afetiva. Acresce que muitos têm uma origem familiar desfavorecida, o que, somado aos restantes desafios, sugere ações interventivas específicas. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o recurso à entrevista semiestruturada aplicada a participantes do projeto Jump Interação. A análise permitiu perceber os desafios enfrentados pelos jovens residentes e a forma como a atividade proposta, mediada por um interventor social, trouxe contribuições para o bem estar individual e social. Notam-se ganhos no aprender a lidar com novas experimentações; maior motivação para a educação formal, decorrente do sentimento de pertença alcançado; desenvolvimento do processo criativo e consequente de valorização pessoal; além dos benefícios da saúde, autoestima, relaxamento e de atendimento de uma demanda almejada pelos próprios estudantes: atividades desportivas e de lazer que façam da estadia na escola uma experiência mais significativa e prazerosa.