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  • Operacionalização da estratégia no Município de Ourém como aproximação para a promoção da saúde
    Publication . Sobreiro, Pedro; Santos-Rocha, Rita; Claudino, Rui
    As iniciativas desenvolvidas para incrementar a atividade física devem ser articuladas e planeadas a partir de pressupostos para a atividade física, como a maior participação da população. O planeamento deve ser desenvolvido com o objetivo de reduzir e prevenir as doenças e promover a saúde. Assumindo a prática desportiva como algo fundamental para a saúde, é necessário identificar mecanismos que permitam agilizar esta aproximação. Numa conjuntura de fortes constrangimentos económicos, os clubes desportivos podem desempenhar um papel fundamental. Propomos uma abordagem baseada no Business Process Management que facilita a organização dos clubes e a resolução dos seus problemas, devidamente enquadrados nos pressupostos necessários para desenvolver a atividade física. Esta abordagem facilita a identificação dos requisitos dos sistemas de informação e que suportam a sua construção. Apresenta-se as etapas desenvolvidas de forma de clarificar partindo de objetivos estratégicos e decompondo-os até níveis operacionais, para dar resposta às necessidades dos clubes.
  • Gestão de processos de negócio: uma abordagem ao processo de acreditação dos cursos no Gabinete de Avaliação da Qualidade da Escola Superior de Desporto de Rio Maior
    Publication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Santos-Rocha, Rita
    Atualmente, as instituições do ensino superior, onde se inclui a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, deparam-se com várias questões e desafios relacionados com a sua acreditação e a dos seus ciclos de estudo, e consequentemente, com a melhoria da qualidade do seu desempenho e o acesso a financiamento. Esta realidade exige novas abordagens e o aumento do nível de exigência a todos os intervenientes que contribuem para a qualidade do serviço prestado. No sentido de dar resposta a estes desafios, o Gabinete de Avaliação e Qualidade tem desenvolvido iniciativas e abordagens das quais o presente trabalho é um exemplo. Com este trabalho pretendeu-se, a partir de numa abordagem de Business Process Management, demonstrar a viabilidade e operacionalidade da utilização de uma ferramenta de Business Process Management System neste contexto. Para tal, realizou-se a modelação do processo de avaliação e acreditação desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através da utilização do Business Process Model and Notation. Esta proposta permitiu modelar os processos na instituição, demonstrando a utilização de uma abordagem Business Process Management numa organização desta natureza, com o objetivo de promover a sua melhoria.
  • Integrating Knowledge Management in a Business Strategy Process Operationalized using Process Management Approach
    Publication . Sobreiro, Pedro; Vivas, C.; Claudino, Rui
    This paper proposes an integrated approach applied in a business environment, using three organisational layers materialized in the institutional, middle and operational levels. Is suggested a combination of Business Strategy, Knowledge Management and Business Process Management in order to support the clarification of the organisational strategy and the definition of business operations. The work in progress developed uses a theoretical framework based in emergent theories of strategy management combining two types of strategy intended or deliberate and emergent, clarifying important constructs like mission, vision, strategic objectives, stakeholders, business capabilities and knowledge objects, interpreted as a business context that facilitates the following steps of analysis and provides priorities of improvement. The priorities identify targets to improved using Business Process Management (BPM) approaches combined with the knowledge concepts in BPM models. The proposed approach was applied in a public organisation that develops its activities in the areas of Olympic preparation, swimming performance and sport facilities. The outcomes of the work develop, were the systematization of the business processes related to the structured work and the use of knowledge management concepts in the exception handling of the processes. The representation of the unstructured work or the modelling of complex processes was combined with the use knowledge constructs, properly contextualized in business strategy axioms. The research findings identify advantages in the use of knowledge concepts in complex process model, exception handling and in classifying the knowledge used in decisions. This could facilitate the definition of training actions articulated with the organisation real needs.
  • Gestão de processos de negócio em organizações desportivas: um estudo de caso no Comitée Européen de Rink-Hockey
    Publication . Sobreiro, Pedro; Claudino, Rui
    A Gestão de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma abordagem que tem como objetivo melhorar a eficiência nas organizações, através da gestão dos processos, em que se realiza a sua modelação, organização e otimização de uma forma iterativa e contínua. O BPM permite suportar os processos de negócio, através da utilização de métodos, técnicas e software para projetar, representar e analisar processos organizacionais que envolvem, pessoas, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação (Aalst, Hofstede, & Weske, 2003). Neste estudo é utilizado um Business Process Management System (BPMS) para realizar a modelação dos processos do Comité Européen de Rink-Hockey (CERH), para a inscrição de equipas e atletas, nos eventos realizados sob a responsabilidade deste comité. A modelação é realizada através da utilização do Business Process Model and Notation (BPMN). A utilização do BPMS foi realizada considerando as seguintes etapas: (1) desenho do processo; (2) definição do processo; (3) desenvolvimento do processo e (4) administração e utilização de processos. Pretendeu-se, demonstrar a viabilidade e operacionalidade na utilização de uma ferramenta BPMS open-source, numa abordagem BPM, na modelação e implementação de processos, em detrimento de soluções proprietárias de custo elevado. O critério adotado para a seleção da ferramenta baseia-se na análise de relatórios sobre BPMS, que nos permitiu identificar e sustentar a solução adotada (Hill, Cantara, & Kerremans, 2009; Ovum, 2010; Richardson, Moore, Clair, & Vitti, 2010; Sinur & Hill, 2010). O resultado foi o desenvolvimento dos processos na organização, com a sua modelação em BPMN e implementação num BPMS, onde podemos comprovar a abordagem BPM numa organização desportiva.
  • Operacionalização da estratégia das organizações desportivas através da definição de axiomas, para um contexto de melhorias
    Publication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Claudino, Rui
    O Business Process Management (BPM) pretende melhorar a eficiência das organizações através da modelação, organização e otimização dos processos de uma forma contínua. As melhorias nos processos devem ser desenvolvidas e devidamente articuladas com os objetivos estratégicos da organização, para potenciar o seu impacto na organização. Este artigo tem como objetivo propor uma abordagem para simplificar a definição de um contexto organizacional e a identificação de áreas a melhorar nas organizações desportivas. As ações de melhoria devem ser realizadas devidamente, enquadradas e integradas nos objetivos estratégicos, materializadas num contexto organizacional, que reflete as reais necessidades da organização. As melhorias são desenvolvidas no âmbito de uma iniciativa BPM. A abordagem proposta para a construção de um contexto de melhoria foi desenvolvida e baseada na análise de abordagens existentes para BPM. As etapas identificadas foram analisadas e clarificadas de forma a simplificar a construção de axiomas. Para testar a abordagem foram realizadas entrevistas com responsáveis de organizações, de forma a validar a identificação de ações de melhoria devidamente enquadradas na estratégia O resultado do estudo desenvolvido foi a clarificação de uma abordagem que facilita a identificação das ações de melhoria que as organizações desportivas necessitam de desenvolver, devidamente alinhadas com os objetivos estratégicos definidos pelos responsáveis. Os pressupostos simples desta abordagem são conseguidos através a utilização de constructos coerentes e lógicos, que permitem definir axiomas que suportam a clarificação das áreas a melhorar. A utilização de axiomas permite definir pressupostos que são facilitadores e criam contextos para ações de melhoria alinhadas e que validam a estratégia. A aplicação da abordagem permitiu identificar potencialidades na sua utilização para suportar a definição de planos estratégicos, planos de ação ou como uma reflexão organizacional.