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do Rosário Fidalgo Martins, Maria

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  • MONITORIZAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
    Publication . Godinho, Celeste; Amendoeira, José; Candido, Anabela; Dias, Hélia; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Rosário; Pinto, Cristina
    O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados das estratégias de monitorização da Intervenção realizada no âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde - Crescer com peso e medida, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS). A população abrangida nesta fase do projeto foram 60 crianças do pré-escolar e 136 alunos de 1ºciclo; após as sessões desenvolvidas, visando o reconhecimento da importância dos alimentos constituintes de um pequeno almoço e lanches saudáveis, desenvolveram-se estratégias de avaliação, numa abordagem metodológica qualitativa com recurso à observação, inquérito por questionário e análise dos desenhos produzidos pelas crianças. Destaca-se uma apropriação de conhecimentos (pequeno almoço e lanche saudáveis), dissonante dos resultados obtidos com o questionário e observação, focados na constituição diária daquelas refeições preparadas em casa. Emerge aqui um novo planeamento de intervenções a desenvolver na continuidade da operacionalização do projeto, centradas no contexto familiar e comunitário destas crianças.
  • Projeto YourPEL – Promover e Empoderar para a Literacia em Saúde na População Jovem: Um Projeto de Investigação-Ação
    Publication . Spínola, Ana; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Martins, Rosário; Duarte, Josué; Ferreira, Madalena
    O projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde, onde a necessidade de recentrar a ação nos resultados, implica o desenvolvimento de intervenções adequadas (Amendoeira, et al., 2013; André & Amendoeira, 2013; Godinho et al., 2017). Trata-se de um projeto multiregional perfilado com a estratégia nacional de especialização inteligente, numa parceria entre os IPSantarém - ESSS e ESTG, IPLeiria - ESSL e IPViseu - ESSV, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde desenvolvidos em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade ao nível do 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web de comunicação; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção com recurso à plataforma web e – avaliação do impacto do programa desenvolvido. A valorização do conhecimento gerado pelo projeto assenta num plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras e adequado à essência do mesmo. Resultados: O impacto estratégico do projeto situa-se a dois níveis. Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e, a criação de um programa de intervenção, sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde no futuro. Conclusão: a pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, relevando a monitorização como uma componente essencial de um programa de promoção da saúde (Ministério da Saúde, 2012; Matos et al., 2015), valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população jovem em meio escolar. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento.