Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Caseiro, Helena

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Do Projeto Exprax ao Projeto CBTS - Criando pontes através do Erasmus+
    Publication . Silva, Ana; Rosa, Marta; Torres, Ana; Caseiro, Helena
    Introdução - O projeto Erasmus+ Exprax foi criado com o objetivo de identificar, testar e implementar boas práticas na educação em saúde, relacionadas com a simulação, resultando na criação de um Manual de Formação de Formadores em simulação, ferramenta para coadjuvar a formar outros professores/formadores interessados em organizar atividades de simulação e um compêndio de boas práticas. Decorrente deste, surge o projeto CBTS - Competências Baseadas na Formação e Simulação na Educação em Saúde, no qual se pretende sensibilizar para simulação como método de aprendizagem, criar e implementar um modelo de portfólio Eletrônico e desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável. Objetivo – Dar a conhecer o projeto Erasmus+ CBTS Materiais e Métodos – Está a ser desenvolvido nos diferentes países parceiros, um diagnóstico de situação relativamente ao desenvolvimento da simulação enquanto prática pedagógica, utilização de portfólios eletrónicos e relação prática com os ODS, através de entrevistas a professores e questionários a estudantes e professores. Seguir-se-ão sessões de formação de professores, mobilidades de estudantes e o desenvolvimento de modelos de portfólio eletrónico e atividades de simulação. Resultados – Os resultados esperados centram-se na criação de um e-portfólio integrado para apoiar a monitorização e avaliação dos estudantes em atividades de simulação em contexto de escola e de estágio. A fim de ajudar os professores a integrar a simulação, o projeto criará um conjunto de atividades de simulação a rentabilizar no âmbito da saúde e um guia da melhor forma de mobilizar os ODS na educação em saúde. Conclusão – A importância da simulação neste contexto é cada vez mais valorizada, sendo que os recursos e ferramentas que a sistematizem são fundamentais na prática de professores e estudantes.