Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradas
    Publication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, Nuno; Sequeira, Pedro
    Tendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP), como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol, o objetivo do estudo foi construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), de acordo com a metodologia observacional e suportado por um software de análise de jogo (VideObserver). O estudo foi constituído por uma amostra de 80 ações de bolas paradas observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A metodologia de desenvolvimento do sistema de observação adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. O Sistema de Observação em Competição de Futebol de Bola Paradas (SOCFutBP) foi construído e validado apresentando dez critérios adequados e ajustados para a recolha e análise de dados no âmbito da investigação focada nas bolas paradas no Futebol, uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75 na fiabilidade intra-observador e inter-observadores.
  • Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradas: estudo piloto nos campeonatos nacionais de Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15
    Publication . Teixeira, Eduardo; Coito, Nuno; Loureiro, Nuno; Sequeira, Pedro
    Tendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP) como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol (Borrás & Baranda, 2005; Borrás & Baranda, 2012; Siegle & Lames, 2012), procuramos construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), sustentado pela metodologia observacional (Anguera & Mendo, 2013) e suportado por um software técnico de análise de jogo (Videobserver). Metodologia O estudo foi constituído por dois tipos de amostra: a primeira, referente à validação do sistema, foi constituída por 80 ações de BP observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A segunda, referente à aplicação do estudo piloto, foi constituída por 1723 ações de BP registadas na observação de 12 equipas dos Campeonatos Nacionais dos diferentes escalões de formação (Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15), organizados pela FPF na época desportiva de 2012-2013. A metodologia de desenvolvimento do SOCFutBP adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema por experts; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. Resultados Os resultados demonstraram que o SOCFutBP mostrou-se coerente em relação aos objetivos para o qual foi concebido uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75. Por outro lado, a aplicabilidade do sistema de observação, direcionada para o futebol de formação, permitiu uma análise global ao nível da ocorrência e tipos de BP, ao nível da incidência que as BP adquirem na finalização e ao nível das tendências específicas que as mesmas assumem na competição. Conclusões Como conclusão, podemos afirmar que o SOCFutBP permite, de forma consistente, analisar as Bolas Paradas no futebol.
  • As bolas paradas no futebol jovem – A opinião dos treinadores
    Publication . Loureiro, Nuno; Teixeira, Eduardo; Costa, João; Sequeira, Pedro; Prudente, João
    As bolas paradas têm ganho importância no futebol nas últimas décadas devido à sua influência no resultado final dos jogos. No entanto no futebol jovem ainda são poucos os estudos neste âmbito. O objetivo deste estudo foi auscultar a opinião dos treinadores acerca da importância das bolas paradas no futebol jovem, nomeadamente as diferenças relativamente ao futebol profissional, os exercícios utilizados no treino, a importância do lado estratégico e como potenciar o aparecimento de especialistas nestes lances. Foram entrevistados seis treinadores com experiência na primeira liga portuguesa de futebol, tendo sido utilizada a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados. A análise e interpretação do conteúdo das entrevistas permitiu identificar que os treinadores consideram que o treino destes lances no futebol jovem deve ter características diferentes do futebol profissional, que os exercícios de treino no futebol jovem devam ser direcionados para a aprendizagem do jogo e dos seus princípios. Quanto ao lado estratégico indicaram que é mais relevante nos escalões mais avançados e nas competições nacionais. Para a potenciação do talento existe a necessidade de maior volume de treino destes lances específicos e também treino individual.