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  • #ECAPACITAR – A path towards an innovative and tailored elearning solution in a hei
    Publication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Santos Silva, Perpétua
    The paper showcases the methodology used to design a project in a HEI in the field of distance education. #eCapacitar is a capacity building project for digital inclusion in IPSantarém's core areas. The project is ongoing and it has 3 main axes that will develop and implement the following infrastructure: a CRM platform, an eLearning solution and a Digital Knowledge Database. The main focus of the paper will be the aspects related with an innovative and tailored eLearning solution. Although the institution is already carrying out some training offers based on eLearning, it’s lacking a more sustainable, grounded and systematic infrastructure. Only with high quality standards HEI can be competitive and face the upcoming challenges, able to respond to the needs of a 21st century citizen. The training offer must prepare students in order to develop competencies such as the transformative, digital, soft and emotional ones. We have to think not only about the technology behind it but also cherish the conceptual learning model that supports the distance education solution, whose reasoning and design will result from the phase of planning currently in development.
  • Ciência Aberta e Ciência Cidadã no IPSantarém: responsabilidade social na investigação
    Publication . Rocha, Dina; Loureiro, Ana
    Enquanto instituição de ensino superior, o IPSantarém tem na sua missão, a investigação orientada, com ligação à comunidade, através da sua envolvência e transferência de conhecimento. Neste sentido, e acompanhando a estratégia europeia e políticas nacionais, no que diz respeito à Ciência Aberta, estão a ser definidas estratégias e metodologias para a sua implementação, tendo sido criado para o efeito o GICA_IPSantarém (Grupo de trabalho de implementação Ciência Aberta). O seu objetivo principal é a implementação do novo paradigma de ciência e de investigação definida no conceito de Ciência Aberta, definida na Resolução do Conselho de Ministros n.º 21/2016 como, “(...) assunção de uma política científica comprometida com um paradigma de partilha do conhecimento, de aproximação da ciência à sociedade, envolvendo as suas diversas componentes na formulação de agendas de investigação, em processos colaborativos e participativos de investigação, na procura de respostas conjuntas aos desafios e problemas que se lhe colocam”. Esta nova abordagem permite uma proximidade ao cidadão e a inserção da responsabilidade social da instituição integrada no processo investigativo, tal com é definido no Plano de Ciência Aberta definido pelo MCTES “(…) como um dos pilares decisivos para a sua concretização, por reconhecer que a confiança, a transparência e a relevância da ciência aumentam quando realizada em relação com a sociedade e, sobretudo, pela capacidade de estimular o envolvimento como forma de aproximar comunidades, criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural” Pretende-se apresentar a estratégia e metodologia que permite a difusão e promoção da Ciência Cidadã, integrada no GICA_IPSantarém, cumprindo os princípios expressos pela European Citizen Science Association – ECSA. Partilhar algumas iniciativas programadas para a integração da Ciência Cidadã no IPSantarém, através da Política de Ciência Aberta, das orientações da Responsabilidade Social da instituição é também encontrar o caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, contribuindo para um mundo, em que governos e cidadãos acabem com a pobreza, protejam o meio ambiente e pugnem pela qualidade de vida de todos. European Citizen Science Association. (2021). Citizen science and open science.https://ecsa.citizen-science.net/working-groups/citizen-science-and-open-science/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. https://www.ciencia-aberta.pt/ Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental (2021). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/ Resolução do Conselho de Ministros n.º 21/2016 (2016). Diário da República: 1.ª série ,nº70 . https://dre.pt/application/conteudo/74094659
  • Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarém
    Publication . Rocha, Dina; Loureiro, Ana
    A Ciência Aberta ou Open Science tem vindo a incrementar-se nos últimos anos a nível nacional e internacional, sob a premissa de que “O conhecimento é de todos e para todos”. Representa uma nova abordagem para o processo científico baseado no trabalho cooperativo e em novas formas de difusão do conhecimento, com recurso a tecnologias digitais e a ferramentas colaborativas. [EC, 2016:33]. A investigação científica deve, assim, ser partilhada e reutilizada, identificando-se como pilares de suporte o Acesso Aberto, os Dados Abertos, a Investigação e Inovação Aberta, as Redes Abertas de Ciência e a Ciência Cidadã. [MCTES, 2016]. Estes pilares estão consolidados do ponto de vista institucional pelos Estados, através de Políticas e Estratégias de Ciência, Desenvolvimentos & Inovação, de Legislação, de Recursos Educacionais Abertos (REA) e de Iniciativas de Ciência Aberta, de forma a que as sociedades se desenvolvam do ponto de vista social, económico e cultural em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos. Tornar os resultados de investigação mais acessíveis a todos os atores sociais contribui para uma ciência melhor e mais eficiente e para a inovação nos setores público e privado. Partindo desta base, o IPSantarém, enquanto instituição de ensino superior que tem como missão “(…) a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação”, considera estratégico o ensino a distância (EaD), como forma de fazer chegar a todos esta missão. Assim, foi definido o Projeto “Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém - #eCapacitar”, que tem por objetivo dinamizar e incrementar a adoção de cursos na modalidade de EaD através da operacionalização de uma infraestrutura capacitada para a aplicação de meios de comunicação síncrona e assíncrona que permitam cumprir todo um quadro de ensino, formação e capacitação não presencial, dentro do processo de modernização dos serviços a prestar às comunidades servidas pelo IPSantarém, tentando aumentar o seu potencial de captação de estudantes, prestação de serviços e transferência de conhecimento, nas suas áreas de negócio. O projeto #eCapacitar assenta em 3 eixos, a saber: • Plataforma CRM – transformação digital, simplificação dos processos, facilitação do acesso a serviços, tecnologias digitais e instrumentos de recolha de dados. • Plataforma de EaD – capacitação através do desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica para a disseminação da oferta formativa não presencial, democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento. • Arquivo Digital do Conhecimento – sistema de Knowledge Database que privilegie a análise e agregação de grandes volumes de dados, tendo por base a combinação de diferentes fontes de informação, com vista à compilação, consolidação, organização, análise, monitorização e avaliação de atividades a desenvolver, de forma a preservar e tornar acessível a memória coletiva do IPSantarém. Este projeto, pretende, ainda, ir ao encontro da Meta 2 do Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 – 2023, que prevê o alargamento da participação de adultos no ensino superior. Referências Bibliográficas EC - European Commission (2016). Open innovation, Open Science, open to the world. A vision for Europe. Retrieved from: https://publications.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3213b335-1cbc-11e6-ba9a-01aa75ed71a1 FOSTER. What is Open Science? Retrieved from: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction Governo da República Portuguesa (2019). Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 –2023. Retrieved from: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=contrato-para-a-legislatura-com-o-ensino-superior-para-2020-2023 MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. Retrieved from: https://www.ciencia-aberta.pt/ UNESCO. Open Educational Resources (OER). Retrieved from: https://en.unesco.org/themes/building-knowledge-societies/oer