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  • Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos
    Publication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina
    O Workshop pretende contribuir para a divulgação do movimento da ciência e da educação aberta em Portugal, em particular nas Instituições de Ensino Superior. Pretende-se dinamizar um debate sobre que vantagens para a práticas pedagógicas no uso de recursos educativos abertos e de dados abertos, tanto para estudantes como para docentes. Serão exploradas diferentes bases de dados, repositórios e portais de acesso aberto, enquadrando as políticas nacionais e institucionais vigentes nesta área. No final espera-se que os participantes compreendam a importância do movimento da ciência e da educação aberta e que se sintam motivados a participar ativamente no mesmo, através da sua integração nas práticas pedagógicas, académicas e científicas. Metodologia: brainstorming, debate, exploração guiada, BYOD.
  • Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarém
    Publication . Rocha, Dina; Loureiro, Ana
    A Ciência Aberta ou Open Science tem vindo a incrementar-se nos últimos anos a nível nacional e internacional, sob a premissa de que “O conhecimento é de todos e para todos”. Representa uma nova abordagem para o processo científico baseado no trabalho cooperativo e em novas formas de difusão do conhecimento, com recurso a tecnologias digitais e a ferramentas colaborativas. [EC, 2016:33]. A investigação científica deve, assim, ser partilhada e reutilizada, identificando-se como pilares de suporte o Acesso Aberto, os Dados Abertos, a Investigação e Inovação Aberta, as Redes Abertas de Ciência e a Ciência Cidadã. [MCTES, 2016]. Estes pilares estão consolidados do ponto de vista institucional pelos Estados, através de Políticas e Estratégias de Ciência, Desenvolvimentos & Inovação, de Legislação, de Recursos Educacionais Abertos (REA) e de Iniciativas de Ciência Aberta, de forma a que as sociedades se desenvolvam do ponto de vista social, económico e cultural em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos. Tornar os resultados de investigação mais acessíveis a todos os atores sociais contribui para uma ciência melhor e mais eficiente e para a inovação nos setores público e privado. Partindo desta base, o IPSantarém, enquanto instituição de ensino superior que tem como missão “(…) a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação”, considera estratégico o ensino a distância (EaD), como forma de fazer chegar a todos esta missão. Assim, foi definido o Projeto “Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém - #eCapacitar”, que tem por objetivo dinamizar e incrementar a adoção de cursos na modalidade de EaD através da operacionalização de uma infraestrutura capacitada para a aplicação de meios de comunicação síncrona e assíncrona que permitam cumprir todo um quadro de ensino, formação e capacitação não presencial, dentro do processo de modernização dos serviços a prestar às comunidades servidas pelo IPSantarém, tentando aumentar o seu potencial de captação de estudantes, prestação de serviços e transferência de conhecimento, nas suas áreas de negócio. O projeto #eCapacitar assenta em 3 eixos, a saber: • Plataforma CRM – transformação digital, simplificação dos processos, facilitação do acesso a serviços, tecnologias digitais e instrumentos de recolha de dados. • Plataforma de EaD – capacitação através do desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica para a disseminação da oferta formativa não presencial, democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento. • Arquivo Digital do Conhecimento – sistema de Knowledge Database que privilegie a análise e agregação de grandes volumes de dados, tendo por base a combinação de diferentes fontes de informação, com vista à compilação, consolidação, organização, análise, monitorização e avaliação de atividades a desenvolver, de forma a preservar e tornar acessível a memória coletiva do IPSantarém. Este projeto, pretende, ainda, ir ao encontro da Meta 2 do Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 – 2023, que prevê o alargamento da participação de adultos no ensino superior. Referências Bibliográficas EC - European Commission (2016). Open innovation, Open Science, open to the world. A vision for Europe. Retrieved from: https://publications.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3213b335-1cbc-11e6-ba9a-01aa75ed71a1 FOSTER. What is Open Science? Retrieved from: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction Governo da República Portuguesa (2019). Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 –2023. Retrieved from: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=contrato-para-a-legislatura-com-o-ensino-superior-para-2020-2023 MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. Retrieved from: https://www.ciencia-aberta.pt/ UNESCO. Open Educational Resources (OER). Retrieved from: https://en.unesco.org/themes/building-knowledge-societies/oer