Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
    Publication . Louro, Hugo; Garrido, Nuno; Ferraz, Cristina; Marinho, Daniel; Conceição, Ana; Tolentino, Jaime; Barbosa, Tiago; Silva, António
    O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.