Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Greenhouse tomato technologies and their Influence in Mediterranean regionPublication . Saraiva, Raquel; Dias, Igor; Grego, José; Oliveira, MargaridaTomato (Solanum lycopersicum L.) is the most consumed vegetable and one of the most studied crops in the world. Over the years, several technologies have been studied and applied to crop production towards higher productivity, quality, and production efficiency. This chapter reviews greenhouse tomato production, cropping systems, and environmental conditioning, focusing on technological developments and the latest reclaimed water trends that have started to take off in the context of increasing water scarcity due to climate change. Following worldwide research trends and policies, the influence of the different technologies in fresh tomato production and the use of reclaimed water or reuse of treated nutrient solution is explored as it is expected to be a great advance in the Mediterranean region in the next years, and it is of the utmost importance, as the region increasingly suffers from climate change effects.
- Caracterização técnico cultural do tomate do OestePublication . Saraiva, Raquel; Grego, José; Ferreira, Luís; Dias, Igor; Francisco, J.F.; Maria, P.; Rodrigues, S.; Oliveira, Margarida
- Sustentabilidade das estufas do Oeste: estratégia para o uso eficiente de água e nutrientesPublication . Saraiva, Raquel; Dias, Igor; Grego, José; Saraiva, Artur; Oliveira, MargaridaA aplicação dos princípios da economia circular ao setor agrícola apresenta-se como uma oportunidade para a redução dos factores de produção e dos custos associados. No caso da produção hidropónica em estufa, estes princípios permitem a reutilização e valorização da água e nutrientes provenientes da sua drenagem, os quais, de outro modo, acabariam descartados para o meio recetor natural, podendo provocar desequilíbrios nos ecossistemas. O projeto TomatInov, que está a ser desenvolvido em parceria enre a ESAS, Olhorta, AIHO e Carmo e Silvério, visa avaliar a reutilização da drenagem resultante de estufas de tomate para a formulação de uma nova solução nutritiva, fechando o ciclo de água e nutrientes. Os ensaios estão a decorrer na região Oeste, que representa cerca de 50% da produção hortícolas do País e os resultados revelam que não existem efeitos negativos, quer na produtividade quer na qualidade dos frutos.
- Rega em sistema fechado - caso de estudo na região do OestePublication . Saraiva, Raquel; Marques, António; Grego, José; Dias, Igor; Lopes, Maria; Ferreira, Luís; Martins, Guilherme; Ferreira, Sérgio; Rodrigues, Sofia; Firmino, José; Maria, Paulo; Oliveira, MargaridaO tomate é um dos principais frutos hortícolas cultivados em todo o mundo, contando com uma vasta procura ao longo de todo o ano, o que leva a que parte da sua produção seja realizada em estufa por forma a satisfazer as exigências de mercado. As crescentes preocupações ambientais e alimentares dos consumidores, bem como o necessário aumento de eficiência no uso de água, energia e fertilizantes, entre outros, por parte dos produtores, tornam imprescindível a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis. Atualmente, em culturas sem solo, a solução nutritiva pode ser utilizada uma única vez e descartada ou reutilizada em sistemas fechados. Por forma a posicionar o tomate do Oeste como um produto de excelência no contexto europeu, de qualidade comprovada e consistente, mas também com elevados padrões de sustentabilidade, é necessário medir e avaliar a eficiência dos sistemas de rega existentes, incluindo os de recirculação. Neste trabalho são apresentados resultados preliminares, ao nível de estudo de caso, da monitorização de uma estufa na região do Oeste onde a recirculação de solução nutritiva é uma prática implementada. Este estudo pretende contribuir para a caracterização e melhoria dos sistemas existentes dando resposta aos desafios de utilização deste recurso e fornecendo conhecimento a outros produtores. O acompanhamento do estudo de caso decorrerá em dois ciclos culturais: ciclo de inverno/primavera, de dezembro a maio, e ciclo de verão/outono, de junho a novembro. Os parâmetros de base seguidos foram os da análise sumária de água de rega, porém ao longo dos ciclos serão acompanhados os parâmetros exigidos pela legislação vigente. Os pontos de amostragem são a) a drenagem, b) o reservatório onde ocorre a mistura com a precipitação, c) o reservatório após o tratamento e d) a solução nutritiva. Os resultados são analisados tendo em conta a sustentabilidade do sistema e a recuperação de água e nutrientes.