Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- FruitFlyProtec - Melhorar o combate a moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de proteção alternativos para Ceratitis capitata e Drosophila suzukii e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dorsalisPublication . Alexandre, P.; Mendonça, T.; Godinho, Maria; Valério, Elsa; Figueiredo, E.; Mexia, A.; Soares, C.; Tomé, D.; Neto, E.; Lopes, H.; Pica, M.C.
- Manual de reconhecimento da drosófila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii)Publication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Figueiredo, E.
- O contributo do GO FruitFlyProtect para melhorar a proteção contra a drosófila-de-asa-manchadaPublication . Figueiredo, E.; Godinho, Maria; Simões, M.; Alexandre, P.; Mendonça, T.; Oliveira, M.; Mateus, C.; Valério, Elsa; Mexia, A.Apresentam-se os resultados obtidos no GO FruitFlyProtect relativos às capturas de Drosophila suzukii em armadilhas (dispositivo e isco), para estimativa do risco ou para captura em massa. Utilizaram-se os dispositivos das marcas Econex, Koppert, Biobest, com o isco respetivo, e garrafa PET e dispositivo “Lasa”, construídos artesanalmente e iscados com composto de vinagre da empresa Mendes & Gonçalves Lda. Na armadilha “Lasa” usou-se ainda fermento de padeiro como isco adicional. Mais tarde, incluiu-se o dispositivo da Biobest e respectivo isco. A placa vermelha iscada da Econex nunca capturou D. suzukii. A garrafa PET apresentou capturas mais elevadas e a armadilha Koppert a maior especificidade. Expõem-se problemas detetados na identificação de D. suzukii, nomeadamente a possibilidade de confusão entre as formas de inverno desta espécie e as drosófilas do grupo D. obscura. Avaliou-se, também, a eficácia de três espécies de nemátodes entomopatogénicos no combate a D. suzukii: Steinernema carpocapsae, S. feltiae e Heterorhabditis bacteriophora, tendo S. carpocapsae induzido maior mortalidade que S. feltiae em placa de Petri. Não ocorreu mortalidade em pupas.