Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A discussão como abordagem educativa: Perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superior
    Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
    Embora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere elementos importantes para a construção de actividades educativas que auxiliem a uma integração efectiva de actividades desta natureza nas práticas lectivas dos professores.