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Bettencourt da Cruz, Teresa Maria

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  • Online tutorial – meeting students’ needs
    Publication . Loureiro, Ana; Wood, David; Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
    Pretendemos dar a conhecer um estudo piloto que foi desenvolvido com alunos do ensino superior e cujo objectivo passou pelo ensejo de potenciar o trabalho colaborativo entre os mesmos, bem como as suas capacidades de pesquisa. Os recursos informáticos utilizados foram espaços virtuais de colaboração, uma vez que são espaços com grandes potencialidades ao nível da colaboração e da interacção. O grupo-alvo foi constituído por estudantes de primeiro ano do ensino superior politécnico. Os estudantes estavam divididos em turmas: um grupo a tempo inteiro e outro em pós aboral, ambos frequentando o mesmo curso e a mesma unidade curricular. A estratégia de tutória adoptada iniciou-se com a apresentação de um desafio por parte da docente. Após o desafio lançado os estudantes pesquisaram acerca da temática e partilharam, no Diigo, os links/documentos que encontraram e consideraram serem pertinentes para o desenvolvimento do tema. No final, os estudantes tinham que escrever um artigo acerca do tema, tendo em conta as pesquisas desenvolvidas, as leituras efectuadas e as discussões colaborativas realizadas. Para facilitar o desenvolvimento de uma compreensão partilhada, os estudantes, além de disponibilizarem e comentarem a informação no Diigo, também participaram em sessões virtuais de discussão na plataforma Second Life®. O estudo piloto conduzido, e descrito neste documento, permitiu reunir indicadores sobre as mais valias das ferramentas online utilizadas, nomeadamente no que se refere ao grau e qualidade da participação, colaboração e interacção dos estudantes, aliados à inexistência de constrangimentos de ordem temporal e/ou física.
  • Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista
    Publication . Loureiro, Ana; Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
    Estamos a desenvolver um projecto de investigação com o intuito de alcançar métodos melhores e mais eficientes para facilitar o ensino e a prendizagem ao nível do ensino superior. Optámos pelo uso de ambientes virtuais, com particular ênfase para a plataforma Second Life®, para a implementação do estudo. Este ambiente tem algumas características que chamaram a nossa atenção: é imersivo; é um simulador da vida real; é uma rede social; permite comunicação, colaboração,cooperação e interacção em tempo real; é um ambiente seguro e controlado. Por entendermos a potencialidade destas características acreditamos que contextos de aprendizagem imersivos podem ser integrados nas práticas pedagógicas de hoje em dia. No entanto, antes de podermos sugerir e aplicar melhores práticas, é fundamental conhecer o ambiente Second Life®. É necessário caracterizar e compreender como as interacções e as relações sociais são estabelecidas entre os utilizadores deste ambiente virtual. Procedemos a algumas observações preliminares no que toca ao comportamento dos utilizadores em Second Life®, incluíndo situações de contextos de aprendizagem informais ou naturais. Esta análise preliminar levou-nos à teoria do Conectivismo, definida como sendo a teoria de aprendizagem para a era digital. Este artigo pretende discutir o uso de ambientes imersivos em contextos de aprendizagem e analisá-los à luz da teoria do Conectivismo. Na nossa opinião, o Conectivismo pode dar-nos indicadores para ajudar a compreender e a reunir meios mais interessantes para o uso destes ambientes de forma a transformar o ensino e a aprendizagem na era digital.