Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes
    Publication . Piscalho, Isabel; Godinho, Jessica; Guedes, Sofia
    É consensual que a educação de infância beneficia o percurso educativo das crianças por ser um “espaço” que tem por função a construção de vivências, de interações, de partilha, além de proporcionar o desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança. Este artigo resulta dos desafios e oportunidades sentidos por duas estudantes (par pedagógico de estágio) no âmbito da prática supervisionada em educação pré-escolar, do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico de uma instituição de ensino superior politécnico em tempos de pandemia COVID-19. Este estudo exploratório, a partir de narrativas de formação, desenvolveu-se em dois eixos de análise com as seguintes finalidades: estudar as perspetivas das futuras profissionais de educação de abordagens, principalmente, por meio de ensino remoto6 ; diferentes procedimentos de avaliação, etc. (Nóvoa, 2022).
  • Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório
    Publication . Cabral, Sara; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia
    O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança.