Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar by Subject "Área da Aptidão Física"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio, Escola Secundária Poeta António AleixoPublication . Maurício, CristinaRESUMO A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e a Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA) de Portimão estabeleceram uma parceria no sentido de proporcionar o Estagio Pedagógico a dois mestrandos, inserindo-se no âmbito do 2.º ciclo do processo de Bolonha. O presente Relatório do Estágio Pedagógico procura sustentar e relatar a última etapa deste processo. O Estágio oferece um conhecimento da realidade em situação de trabalho, isto é, exercer a docência em unidades escolares do sistema de ensino, sendo um período de adaptação do aluno à condição de profissional no mercado de trabalho. A Educação Física nasce com a necessidade de preparar e educar os corpos, tendo como objectivos principais o desenvolvimento multilateral e ecléctico, criação de hábitos de higiene, de comportamentos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, promover elevados níveis de desempenho e preparar os alunos para uma vida activa. As aulas foram leccionadas durante o ano lectivo de 2009/10, à turma C do 11.º ano, e é composta por vinte e seis alunos que frequentaram as aulas de Educação Física. São 8 alunos do género masculino e 18 do género feminino, com uma média etária de 16,31 ± 0,79 anos, sendo os valores mínimo e máximo de 15 e 19 respectivamente. Objectivos: operacionalização dos objectivos propostos no Projecto de Estágio, visando a implementação da modalidade de Ultimate Frisbee, bem como organização e realização de uma acção de formação para os professores de Educação Física; organização e execução de um projecto de actividades (Acampamento); observação e análise da leccionação de outros professores; assessoria à directora de turma; acompanhamento e auxilio nas várias actividades do Desporto Escolar e ao grupo de Dança; acompanhamento das aulas do Professor Orientador e do outro estagiário; preparação e apresentação de aulas, através de uma metodologia de leccionação alternada entre o orientador e o estagiário, utilizando o modelo por etapas. O processo de Ensino e Aprendizagem tem como referência fundamental uma avaliação centrada em três Áreas: Área das Actividades Físicas Desportivas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. Neste Estágio foi ainda aplicado o Inquérito de Valores de Satisfação, uma versão adaptada e traduzida para língua portuguesa (IAAF, Introduction to Coaching Theory, 1991). Os resultados foram analisados pelo programa estatístico do SPSS, evidenciando pela negativa o sentido de humor e a paciência que o professor tem para com o aluno. Enquanto pela positiva salienta-se o conhecimento dos vários desportos e o dar aulas com entusiasmo. Neste sentido, é avançada uma perspectiva centrada na interligação das valências realizadas, cuja configuração contempla a análise e o envolvimento entre todas as actividades.