Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Subject "1 st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Anastácio, Inês; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal -Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.