Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Subject "(in)disciplina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professorPublication . Vedor, Tânia Filipa da Guia; Seixas, SóniaO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II. Este engloba a descrição do trabalho realizado ao longo de quatro estágios curriculares em três contextos diferentes, nomeadamente em creche, pré-escolar e em 1º ciclo, sendo que este último se divide em dois anos de escolaridade. Para além da vertente dos estágios também aborda a vertente investigativa desenvolvida para a obtenção do grau de mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte incide sobre todos os estágios realizados ao longo do mestrado, em que é feita uma caracterização de cada um dos contextos mencionados no parágrafo anterior, bem como um balanço do trabalho desenvolvido em cada um deles. Ainda nesta primeira parte, é abordado o percurso de desenvolvimento de aprendizagens, o percurso investigativo e as questões de pesquisa que foram surgindo ao longo da prática. Numa segunda parte deste relatório, é apresentado o trabalho de pesquisa desenvolvido. Com esta pesquisa pretendeu-se perceber o que é a indisciplina, quais os comportamentos associados à mesma, como os docentes lidam com esses comportamentos e quais as estratégias que utilizam para os contornar e minimizar. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas a três educadoras de pré-escolar e a três professores de 1º ciclo. Após a organização e a análise dos dados recolhidos, a partir das entrevistas, foi feita uma comparação com a informação conseguida através da pesquisa bibliográfica realizada. Desta forma, foi possível chegar a algumas conclusões. No final deste relatório, são apresentadas algumas considerações finais sobre ambas as partes supracitadas, bem como de todo o percurso de desenvolvimento enquanto futura educadora/professora.