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- Caracterização Socioprofissional dos Treinadores do Futebol de Formação da AFL e AFSPublication . Teixeira, Eduardo; Padinha, Vítor; Coito, Nuno; Fernandes, Renato; Miguel, MauroO presente relatório, desenvolvido pelo Gabinete de Futebol da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (FOOTESDRM), do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu caracterizar os Treinadores de Futebol de Formação inscritos na Associação de Futebol de Leiria (AFL) e na Associação de Futebol de Santarém (AFS), na época desportiva 2022-2023. De acordo com os dados disponibilizados pelas respetivas associações, a população total de estudo compreende 760 treinadores. Sequentemente, a amostra do estudo foi constituída por 391 Treinadores (192 inscritos na AF Leiria e 199 inscritos na AF Santarém). A recolha de dados ocorreu entre fevereiro e abril de 2023, tendo os mesmos sido recolhidos através da aplicação online (Microsoft Forms) de um questionário, que integrou um total de 33 questões (respostas fechadas às opções existentes). O instrumento apresentou uma estrutura composta por um consentimento informado, uma área de caraterização socioprofissional (área 1) e uma área de conhecimento e domínio tecnológico (área 2). Asseverando-se uma participação de 51,5% dos treinadores das duas associações, observa-se que: (a) menos de 5% dos treinadores são do sexo feminino; (b) somente 8,7% dos treinadores apresentam idade superior a 49 anos; (c) predominantemente, as habilitações técnicas dos treinadores são de Grau I e II (apenas 3,5% têm Grau III e IV); (d) 44,6% dos treinadores têm formação superior, dos quais 70% são formados na área das ciências do desporto; (e) 13,6% dos treinadores são, também, jogadores federados; (f) os treinadores acedem ao TPTD maioritariamente através dos cursos de treinadores das associações (61,9%); tendencialmente, os treinadores exercem a sua atividade no distrito de residência (88% AF Leiria e 87,9% AF Santarém); (g) cerca de metade dos treinadores não possuem qualquer vínculo laboral com os clubes e apenas 25% realiza a sua atividade como prestador de serviços; (h) 15,9% dos treinadores não aufere qualquer tipo de valor remuneratório mensal e 46,5% recebe entre 50 a 150 euros mensais; (i) somente 1,3% dos treinadores auferem um valor remuneratório acima dos 800 euros; (j) 34,5% dos treinadores treinam simultaneamente duas (29,4%) ou três equipas (5,1%); (k) 82,6% dos treinadores têm um emprego principal e 1,5% são estudantes; (l) 55,8% dos treinadores têm filhos, e 52,1% são casados ou estão em união de facto; (m) 54,2% dos treinadores são solteiros e não têm filhos. Em conclusão, quando correlacionadas as várias variáveis, não se verificam diferenças significativas no perfil dos treinadores da AF Leiria e AF Santarém, destacando-se em ambas as associações a quase inexistente profissionalização no desempenho desta atividade. Ser treinador no futebol de formação nestes dois distritos é, essencialmente, uma atividade de cariz voluntária.
- As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º cicloPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta proposta didática centra-se na abordagem dos circuitos elétricos e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Comer e mexer para a saúde ter- Prevenção da obesidade infantil no 1º cicloPublication . Amendoeira, José; Godinho, Celeste; André, ClaraNo atual contexto de saúde, a implementação de projetos centrados em contextos específicos como a escola, está amplamente consonante com a sua valorização como um espaço de ligação à família, no seio da qual se determinam muitas das escolhas que as crianças fazem nas diferentes áreas, tais como na alimentação e atividade física. Simultaneamente, assume-se a escola como um local privilegiado para uma abordagem estratégica e integrada relativa aos determinantes dos estilos de vida, valorizando-se os determinantes sociais da saúde. Neste enquadramento surge o presente projeto, que visa a promoção da literacia em saúde nos alunos do 1º ciclo, no âmbito da alimentação saudável e prática da atividade física, tendo como parceiros a UCC da Chamusca/Golegã, a Câmara Municipal da Golegã e a Escola Superior de Saúde do IPSantarém. Tem como objetivo geral: capacitar os alunos do 1º ciclo, para a tomada de decisão responsável na adoção de uma alimentação saudável e na prática de atividade física, visando a construção do seu projeto de vida, e como objetivos específicos: caraterizar a população alvo a nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; desenvolver um programa de intervenção ao nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; sensibilizar a família para a adoção da alimentação saudável e da prática de atividade física nos alunos do 1º ciclo e avaliar o impacto do programa de intervenção na construção do projeto de vida no âmbito da alimentação saudável e da prática de atividade física. Da metodologia destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção baseado em investigação-ação, já aprovado pela Comissão de ética da ARSLVT, utilizando-se um questionário integrando o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015), para o grupo etário dos 6 aos 9 anos para os quais se solicitou a respetiva autorização. Pretende-se contribuir para a construção do projeto de vida das crianças, valorizando-se uma intervenção natureza inovadora na prevenção da obesidade infantil e na adoção de comportamentos de saúde responsáveis, com recurso a metodologias ativas, bem como a interdisciplinaridade da equipa, no âmbito das ciências da saúde e a participação de Estudantes de Enfermagem em diferentes estádios da sua formação contribuem para a do projeto.
- Como funciona o balancé?Publication . Correia, Marisa; Santos, RaquelA atividade interdisciplinar proposta enquadra-se na Bloco 5 - “À Descoberta dos Materiais e Objetos”, que consta do Programa de Estudo do Meio do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991). Enquadra-se também nos domínios de Números e Operações (NO) e Geometria e Medida (GM) para esse mesmo ano de escolaridade (MEC, 2013), promovendo assim o início do trabalho de natureza algébrica com o estabelecimento de relações entre NO e GM (ME, 2016).
- Como funciona o balancé?Publication . Correia, Marisa; Santos, RaquelA atividade interdisciplinar proposta enquadra-se na Bloco 5 - “À Descoberta dos Materiais e Objetos”, que consta do Programa de Estudo do Meio do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991). Enquadra-se também nos domínios de Números e Operações (NO) e Geometria e Medida (GM) para esse mesmo ano de escolaridade (MEC, 2013), promovendo assim o início do trabalho de natureza algébrica com o estabelecimento de relações entre NO e GM (ME, 2016).
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Escrita para a Tela (écran): aplicando técnicas jornalísticasPublication . Maia e Carmo, Teresa
- Innovative resources and models for learning e-skills for young people with disabilitiesPublication . Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, JoséThe present study focuses on the analysis of a series of resources and innovative models created within an European project called "#TV T21 Community# e-Skills, social inclusion and employability” with the objective of understanding their use in learning contexts for young people with disabilities. An analytic description of the different elements developed such as: guides, games, mobile applications, practical models and even workshops will be given. In addition to the research that has been carried out, and its theoretical basis, questionnaires, group dynamics and observation were also implemented. At the end of the research, we can conclude that the present project, known as a strategic partnership for youth, meets the fundamental requirements to apply a set of innovative and necessary resources to meet the criteria of inclusion, equality and digital employability. These aspects are outlined as priorities by the European Disability Strategy 2010-2020 and the World Report on Disability.
- Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprintsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa Cristina VicenteInitial Teacher Education (ITE) should provide opportunities of research about teaching practice. Lesson Study (LS), being a highly specified form of classroom action research, can provide a context to promote meaningful learning and knowledge development (Leavy & Hourigan, 2016). This research aims to explore the development of mathematics and science pedagogical content knowledge (PCK) of preservice teachers through a LS. The LS is focused on an interdisciplinary inquiry into biodiversity through the study of animal footprints. It was done in the ITE - Master degree - involving three courses: Didactics of Physics and Natural Science, Didactics of Mathematics and Supervised Teaching Practice. The LS participants were five preservice teachers, three professors of the higher education (HE) institution, one of mathematics education and two of science education, and four middle schools’ senior teachers of mathematics and science, responsible for the internship at their schools. This research followed the Dudley’s (2014) LS model and occurred in two cycles: research lesson 1 (RL1) and 2 (RL2). Data was collected through notes and audio recording of the RL planning, photos and audio recordings of the discussion sessions about the RL and notes from each classroom observation focusing on the pupils’ learning and progress. The three HE professors organized an initial discussion session about curriculum and didactics, followed by a focus in concrete contents of math and sciences, with an interdisciplinarity approach, and elaborated a first guide for an inquiry into biodiversity trough animal footprints. The inquiry’s aim was to determinate the area with more biodiversity through footprints collected in three different locations (areas A, B and C). Afterwards, they implemented the tasks with the preservice teachers. Then, the preservice teachers planned the RL1 of sciences and mathematics to implement with grade five students (10-12 years old). The activity contemplated tasks with laboratory work to explore animal footprints and math tasks to solve in classroom using elements collected about footprints. The RL were taught by one preservice teacher and observed by the HE professors, a senior teacher and the others preservice teachers. In a discussion session, the LS participants discuss their observations and reflections and identify some aspects for the RL improvement, concerning goals, tasks, resources, flow of the lesson and classroom’s disposition. In the second LS cycle, the RL2 was refined and implemented with another 10-12y student class. Then, it took place another discussion and a final refinement of the plan and resources of the RL. Concerning preservice teachers, the analysis of the recorded panel discussions showed that the LS promoted an effective development in their PCK. The preservice teachers: i) redesigned the RL and improved the tasks instructions with focus in the learning goals, ii) gained more conscious about the students’ thinking and how they apply their prior knowledge to understand the content of the lesson; iii) reflected about which questions engage students and facilitate their thinking; iv) gave more attention to the variety of strategies that helped or hinder students' learning.
- IO2 - Storytelling Escape Room Immersive Games (Agriculture)Publication . Potes Barbas, Maria; Raimundo, DiogoThe construction of an Escape Room at the Escola Superior de Educação (ESE) of the Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) had its origin and framework in a non-degree course in "Digital Literacy for the Labour Market" for young people with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD) with a degree of 60% or more in 2020. This was the first inclusive training and education model in higher education for intellectual disabilities. Its objective is to promote and facilitate the social and labour inclusion and employability of these young people, through their empowerment and the development of specific skills in digital literacy adjusted to the needs of the labour market, with a view to building an adjusted professional profile. In 2022 a new proposal appears based on the existing history but relating it to activities in the field of Agriculture, Health and Sport.