Mestrado em Contabilidade e Finanças
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Contabilidade e Finanças by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Profissionais da Contabilidade na Era da Inteligência Artificial:Transformações e PerspetivasPublication . Trincão, Inês Nunes; Silva, Adriana RodriguesO objetivo desta pesquisa é compreender a interseção entre a inteligência artificial (IA) e a contabilidade, analisando os impactos, desafios e oportunidades que emergem neste contexto de constante evolução tecnológica. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem mista, com a recolha de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados apontam que a IA automatiza tarefas rotineiras, aumenta a precisão dos processos financeiros e proporciona um papel mais estratégico aos contabilistas. Entretanto, desafios como resistência à mudança, custos de implementação e capacitação técnica limitam a sua adoção. O estudo, fruto de um estágio curricular em um gabinete de contabilidade, contribui ao destacar as mudanças tecnológicas e sugerir estratégias de adaptação para os profissionais, visando maximizar os benefícios da IA e preparar o setor para o futuro digital. Dessa forma, reforça a relevância da formação contínua e da integração ética da tecnologia na prática contabilística.
- A utilização dos benefícios fiscais durante o período COVID-19 em três setores de atividade:supermercados, farmacêutico e transportesPublication . Rodrigues, Alícia Carvalho; Dâmaso, Maria Goreti de Jesus; Domingues, Tiago Miguel DiasOs benefícios fiscais (BF) em sede de Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) são importantes para as empresas portuguesas. Especialmente quando, a maioria das empresas sofreu uma quebra da faturação, consequência da pandemia COVID-19. A presente investigação visa analisar a evolução da utilização dos (BF) em três setores de atividade que não suspenderam as suas atividades, no período pandémico, nomeadamente supermercados, farmacêutico e transportes. Este estudo concerne uma pesquisa quantitativa, tendo como suporte os dados das demonstrações financeiras, e os valores dos benefícios fiscais utilizados pelas empresas. O método de análise de dados foi elaborado com base na análise da mediana e de testes estatísticos. Os principais resultados denotam que as empresas dos setores em análise aumentaram a utilização de BF. Realçando que o setor do Comércio e Retalho em Supermercados e Hipermercados, foi o que teve maior utilização de BF, em valor, no período em análise.