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- Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolarPublication . Mendes, Lúcia Maria Valador; Portelada, AntónioA adaptação das crianças ao pré-escolar é uma etapa fundamental que requer atenção e estratégias específicas por parte dos/as educadores/as. Para estabelecer um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil é benéfico a colaboração entre a família e a escola neste processo, que pode ser desafiador. Com base nos desafios e estratégias dos/as educadores/as na adaptação das crianças ao contexto pré-escolar foi realizada uma investigação que visa proporcionar novas perspetivas sobre este período essencial para o desenvolvimento das crianças. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo, com o objetivo de perceber qual o papel do/a educador/a no processo de adaptação das crianças ao pré-escolar, compreender a importância dos pais neste processo de adaptação e estabelecer algumas formas de facilitar a adaptação das crianças. Este teve a participação de três educadoras e 21 crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, as entrevistas e uma atividade realizada com as crianças. Os resultados apresentados destacam a importância de os/as educadores/as adotarem uma abordagem ampla e centrada na criança. Isso implica priorizar a flexibilidade, o que requer um conhecimento sobre as necessidades individuais de cada criança, promovendo um trabalho individualizado. Além disso, ressalta-se a relevância da colaboração entre a família e a escola, esta parceria é essencial para partilhar informações sobre o desenvolvimento e as necessidades das crianças, possibilitando uma abordagem mais completa e eficaz no processo educativo. Reconhecendo a importância dos educadores e das famílias na adaptação das crianças ao pré-escolar, é crucial oferecer estratégias para facilitar esta transição. Estas estratégias devem ser baseadas numa abordagem centrada no bem-estar das crianças nesta fase inicial da aprendizagem.