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- O desenvolvimento do sentido de número em crianças do pré-escolar a partir de tarefas de classificação e contagemPublication . Santos, Joana Rita Rodrigues Pereira Nabeto; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, integrando os estágios em contexto de creche, jardim de infância e de experiência profissional na creche. Está dividido em três partes: o trabalho desenvolvido nos estágios; a componente investigativa na área da matemática, em particular, no desenvolvimento do sentido de número a partir de tarefas de classificação e contagem e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Como objetivos de investigação pretendeu-se analisar como é que crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos desenvolvem o sentido de número a partir de tarefas de classificação e contagem e conhecer a perspetiva de educadoras de infância relativamente ao desenvolvimento do sentido de número, no que diz respeito à classificação e contagem. Os resultados deste estudo evidenciam que as crianças têm maior facilidade em realizar tarefas de classificação do que tarefas de contagem, pese embora a maioria das crianças já ter adquirido o princípio da sequência oral e da correspondência termo a termo. No que diz respeito às perspetivas das educadoras de infância averiguou-se que apenas uma das educadoras relaciona o sentido de número às tarefas de classificação. Contudo todas as educadoras dizem promover o sentido de número diariamente através de tarefas de contagem com recurso a diversos materiais e em momentos de rotina diária.
- Planeamento, intervenção e controlo do processo de treino e competição no contexto de Juniores Sub-19 – Campeonato Nacional & Observação e Análise dos Pontapés Livre Direto DefensivosPublication . Filipe, Diogo André Gomes; Teixeira, EduardoO presente documento consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo, com especialização em futebol, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O estágio foi realizado na equipa de Juniores Sub-19 do Sport Clube União Torreense, que disputou a 1ª Divisão do Campeonato Nacional Juniores Sub-19, e também na equipa sénior do União Desportiva de Santarém, que disputou o Campeonato de Portugal, onde foram desempenhadas funções de treinador adjunto. O estudo desenvolvido teve como objetivo observar, codificar e analisar todos os lances de bola parada defensiva, nomeadamente o Pontapé Livre Direto Defensivo, durante a 1ª fase da 1ª Divisão do Campeonato Nacional Juniores Sub-19, em zonas laterais do campo (excluindo a zona central). Teve também como propósito a análise descritiva dos Pontapés Livres Diretos e também a verificação de diferenças significativas do golo sofrido, da recuperação de bola, da marcação da bola parada e da espacialização da bola parada com as variáveis analisadas. Pode se verificar que existiram diferenças significativas em algumas das relações estudadas
- Planeamento e intervenção no processo de treino e competição de uma equipa sénior de futebolPublication . Eira, João Vitor Baía; apelido, nome; Padinha, VitorO presente documento consiste num relatório de estágio que visa a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo. O relatório de estágio está divido em duas partes. A primeira parte do documento denomina-se “Parte I - Realização do Estágio”, é composta pela contextualização da entidade e da equipa onde se realizou o estágio, pela caracterização das funções e tarefas e pela definição de estratégias e objetivos, fazendo referência à análise SWOT. Para a equipa de Infantis Sub-13 “B”, o estagiário promoveu em treino contextos estimuladores do comportamento criativo. Na função de analista, conseguiu oferecer indicações objetivas e eficazes na procura do melhor desenvolvimento coletivo e individual ofensivo da sua equipa em treino e em jogo. O culminar de todas as experiências ocorreu na seleção F14 (Figueiredo & Lopes – Contabilidades, Lda), que disputou a edição de 2023 do “Tejo Cup". Na segunda parte do documento “Parte II - Enquadramento do Estudo” é demonstrada a aplicação e comparação de duas diferentes abordagens de aprendizagem na aquisição e retenção da técnica do remate em jovens jogadores de Futebol. Avaliou-se as competências motoras para comparar os grupos. Ambas as abordagens mostraram resultados positivos para a transferência de plataformas e para os saltos laterais. Existiu um decréscimo nos dois grupos para a velocidade do remate. Em suma, entendeu-se que as reuniões individuais com os seus jogadores devem continuar a existir, percebeu-se que os momentos de reflexão também deveriam existir durante e no pós treino e, no futuro, existirá uma método de avaliação da produtividade da equipa, que confirma se o objetivo do exercício foi ou não alcançado.