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- Construção de medidas socioeducativas para a gestão de conflitos em contexto escolarPublication . Bispo, Andreia Filipa de Pereira; Pappámikail, LiaEste estágio teve como objetivo explorar o papel do Educador Social em contexto escolar, tendo-se verificado que a gestão e mediação de conflitos, bem como o desenvolvimento de competências intergrupais dos alunos, através da construção de relações positivas são áreas chave para a intervenção deste técnico. Procurou-se, através da intervenção, contribuir para o sucesso escolar do Agrupamento. A ação levada a cabo teve como pilar a Metodologia de Investigação-Ação. A partir das necessidades diagnosticadas, foram desenhadas dinâmicas de grupo, com o objetivo de trabalhar as competências pessoais e sociais dos alunos de forma a sensibilizar e consciencializar para a minimização de conflitos. Foram também, desempenhadas funções de mediação de conflitos. Neste sentido, projetaram-se três possíveis linhas de intervenção. Em suma, hoje são pedidas à escola funções de cariz social, mostrando-se o Educador Social capacitado para intervir nestes contextos complexos de modo a potencializar a construção de medidas socioeducativas favorecendo pontes relacional entre os intervenientes.
- O papel das competências digitais para a inclusão digital e social de adultos/as - um estudo de caso em cursos EFAPublication . Martins, Elena Isabel Rodrigues Bettencourt; Loureiro, AnaO crescimento e a consolidação da utilização das tecnologias digitais no quotidiano das pessoas suscitam uma série de questões que o tornam objeto de pesquisa social. O interesse neste tema foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste trabalho sobre a chamada Inclusão Digital, este conceito é um fenómeno complexo, relacionado não apenas à acessibilidade, mas também às formas de apropriação das tecnologias de comunicação e informação (TIC). O presente trabalho propõe explorar a importância da aquisição de competências digitais por formandos/as adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego, que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação na modalidade EFA (Educação e Formação de Adultos) no Serviço de Formação Profissional de Santarém, a partir da observação de práticas relacionadas ao acesso e utilização das tecnologias digitais no módulo de TIC. Procurámos também compreender se estas práticas são efetivas para uma participação mais ativa, enquanto cidadãos e cidadãs, pois estas podem ser decisivas para a inclusão digital e social destes/as formandos/as na sociedade contemporânea. O método de investigação adotado foi o Estudo de Caso, sendo a estratégia metodológica definida no estudo qualitativo apoiado na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados demonstram que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas, é essencial que as pessoas compreendam quais são os benefícios que podem tirar dessa utilização para uma eficiente apropriação e mobilização no seu quotidiano de forma autónoma e responsável.