Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pensar o treino, planear, agir, refletir. Jogar o jogo – Uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de estágio académico no Sport Grupo SacavenensePublication . Inácio, Gil António Guerreiro; Costa, João PauloO presente documento retrata, de forma clara e objetiva, o desenvolvimento do processo de formação inserido no âmbito do estágio académico, centrado no processo de treino e competição, e tendo como principal objetivo a sua análise numa perspetiva de elucidar a forma de pensar o processo de treino e sua operacionalização no jogo. Efetivamente baseia-se num documento que visa enquadrar as experiências do processo de intervenção profissional junto de um grupo-equipa, direcionando-as para 2 momentos distintos, o treino e o jogo, evidenciando a importância do planeamento, da intervenção e da reflexão sobre as práticas pedagógicas enquanto treinador, mas fundamentalmente pela sua importância no desenvolvimento de jovens jogadores, ao nível da aprendizagem, desenvolvimento e consolidação de competências. Assume ainda uma importância elevada relativamente ao processo de treino, no sentido de procurar quantificar e qualificar os métodos de treino utilizados ao longo da época desportiva, através de um processo contínuo de recolha de informações sobre o treino para formular juízos de valor sobre o trabalho realizado. Todas as atividades desenvolvidas foram ao encontro de procurar estabelecer uma linha de pensamento sobre a intervenção do treinador no âmbito do futebol de formação, fundamental para o futuro profissional procurando o olhar crítico perante as situações do dia-a-dia, para conseguir dar a resposta adequada às situações que possam ocorrer.