Browsing by Issue Date, starting with "2017-05"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Exercise training programs and detraining in older womenPublication . Oliveira, Rafael; Santa-Marinha, Carlos; Leão, Rafael; Bento, Teresa; Santos-Rocha, Rita; Brito, João; Monteiro, DiogoThe aim of the study was to evaluate the effects of exercise training programs and detraining. Fifty-one aged women participated in two supervised exercise programs: a group of land-based exercise and a group of land-based exercise plus aquatic exercise, both being evaluated at the baseline after nine months of intervention and three months of detraining. After intervention, both groups had decreased blood pressure and improved resistance of the lower and upper limbs. After a detraining period, both groups showed significant increase in blood pressure while resistance of lower and upper limbs, agility and aerobic capacity had a significant decrease.
- Educação entre pares na orientação sexual de adolescentes e jovens: possibilidades e limitaçõesPublication . Costa, Mércia Cristine Magalhães Pinheiro; Pappamikail, LiaO objetivo desta dissertação é investigar as possibilidades e limitações da Educação entre Pares (EP) na orientação para sexualidade de adolescentes, usando como norte a metodologia de EP proposta pelo Ministério da Saúde em parceria com Ministério da Educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem mista, que teve como sujeitos de pesquisa estudantes do curso técnico em alimentos integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília do Campus Gama. Os instrumentos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa consistiram em aplicação de questionário, realização de entrevista e observação. A pesquisa contou com uma intervenção pedagógica, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, que inicialmente capacitou um grupo de estudantes para atuarem como multiplicadores, por meio de estudos e reflexão sobre as questões de gênero, comportamento sexual, orientação sexual, identidade sexual, diversidade sexual e diversidade cultural, mostrando como estas questões se caracterizam na sociedade atual. E, a partir desses temas, os multiplicadores realizaram oficinas para e com os seus pares. Como considerações deste processo investigativo, obteve-se que, embora dialoguem sobre sexo e sexualidade nos espaços sociais nos quais estão inseridos, as representações dos estudantes participantes da pesquisa sobre as questões de gênero ainda estão fortemente ligadas a uma ideologia conservadora e machista posta pela nossa cultura, sobretudo com ideias sobre o que é “ser menino” ou “ser menina”. Verificou-se ainda confusão e desconhecimento a repeito dos conceitos de identidade, orientação e comportamento sexual, embora tenham se mostrado motivados a discutir e partilhar conhecimento. Quanto às fontes de informação, há prevalência dos estudantes buscarem sanar suas dúvidas com os pares. Em face da insuficiência de ações nesta área do conhecimento, os resultados obtidos com essa experiência educativa apresentaram-se como uma alternativa para a construção coletiva de conhecimentos sobre sexo e sexualidade, bem como estratégia de valorização da ação dos próprios adolescentes em seus processos formativos.
- Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento críticoPublication . Melo, Antongnioni Pereira de; Loureiro, AnaA investigação em pauta estuda os resultados da contribuição do ensino de informática para desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia intelectual e incentivo à pesquisa, numa turma de curso FIC – Formação Inicial e Continuada composto por alunas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em situação de Alfabetização e Letramento, do Instituto Federal de Brasília. A metodologia foi combinada com aplicação de uma entrevista não estruturada e questionário com a totalidade da turma. Os resultados demonstram que houve significativa contribuição dos conceitos de informática sobre os três fatores pensamento crítico, autonomia e incentivo à pesquisa, demonstrando a importância e relevância da disciplina para empoderamento, melhoria da qualidade de vida e aumento do conhecimento do aluno da modalidade EJA.
- O impacto da formação profissional e da certificação de competências das entidades do terceiro sectorPublication . Henriques, Rogério Paulo dos Santos; Jorge, NunoA aprendizagem ao longo da vida apresenta-se como estratégia necessária para responder às exigências da constante adaptação do ser humano e das instituições, enquadrados num mundo global e em permanente mutação. O exercício das atividades profissionais encontra-se marcado pela exigência da constante promoção das competências do capital humano, devendo ser realçado o papel da formação profissional. As entidades nacionais certificadoras obrigam as instituições formadoras a apresentar critérios claros de qualidade, em que o ciclo formativo deve consubstanciar procedimentos com esse fim. Uma das fases mais relevantes do ciclo formativo é a da avaliação que, se bem feita, contribui para alcançar os objetivos de melhoria constante a que estas instituições se votam.Partimos do modelo proposto por Kirkpatrick (1998) para aprofundar dois momentos da avaliação da formação. O primeiro é o da avaliação da transferência, que pode ser definida como o grau em que os formandos aplicam no seu contexto de trabalho as competências apreendidas, aqui medido pelo LTSI – Inventário da Transferência da Aprendizagem. Este instrumento foi aplicado a formandos da Associação dos Trabalhadores da Administração Local, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, da Associação de Viticultores da Região do Cartaxo e Azambuja e do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes. O segundo é o cálculo do retorno do investimento, mais recentemente proposto, e que procura clarificar os resultados líquidos obtidos face aos custos envolvidos na implementação dos programas formativos. A metodologia do return on investment foi implementada junto dos gestores da formação das entidades referidas.Estas questões ganham ainda mais sentido no caso das organizações de economia social com certificação para desenvolver formação profissional, que defendem, geneticamente, o respeito por princípios de igualdade, não discriminação, equidade no acesso, aumento da inserção social e não exclusão, igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, etc. Para estas, nem sempre é fácil encontrar equilíbrio entre esta missão e uma realidade em que os recursos são limitados e em que, cada vez mais, filantropos, stakeholders e entidades financiadoras de projetos formativos exigem conhecer com transparência os indicadores relacionados com o impacto dos seus investimentos.Foi possível identificar, a partir dos resultados recolhidos, claros indicadores positivos de transferência e de retorno do investimento, bem como interdependência destes indicadores, das ações de formação desenvolvidas por estas entidades. Realçámos, ainda assim, a especificidade da formação direcionada para pessoas com deficiência e incapacidade, tendo proposto a implementação de metodologias de medição do retorno social – Social Return on Investment como as mais adequadas.
- Plano de Marketing - Santarém HotelPublication . Duque, Sílvio Levi Pinheiro; Figueiredo, José AntónioO turismo é algo que tem vindo a crescer nos últimos anos e mediante o apresentado em dados estatísticos, apresenta um crescimento atual e tende a crescer cada vez mais nos próximos anos. Este aumento na procura de destinos turísticos, implica que a hotelaria esteja ciente das necessidades crescentes dos seus clientes e isto leva a que efetuem investimentos em capital humano e infraestruturas de forma a marcarem presença nesta procura. Por este motivo, um hotel deixou de ser somente um espaço a alojar uma pessoa, mas passou a ser um espaço multifacetado criado para oferecer aos clientes as melhores estadias possíveis. Mediante a concorrência existente, é necessária tomar medidas e criar soluções para os clientes cada vez mais exigentes e informados. Para que isto possa ocorrer, é fundamental conhecer as suas necessidades e desejos. O Plano de Marketing permite decidir as estratégias a adotar de forma a atingir os objetivos que se propõe, sendo que o mesmo tem que ser minuciosamente descrito para cada um dos estabelecimentos. Assim sendo, este trabalho destina-se a criar um plano para o Santarém Hotel, o qual pretende trazer vantagem económica e de desenvolvimento e principalmente vantagens competitivas em relação à sua concorrência, tentando diminuir alguma instabilidade que possa existir.
- Estratégias de motivação em sala de aulaPublication . Gomes, Mara Lúcia Henriques; Galinha, SóniaO presente relatório apresenta uma reflexão detalhada das etapas que percorremos ao longo da prática pedagógica realizada no âmbito do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico assim como de um estudo investigativo realizado ao longo do percurso que fizemos nas práticas de ensino supervisionado. Na primeira parte apresentamos os contextos de estágio onde intervimos assim como todas as reflexões que obtivemos ao longo dos quatro estágios. Pretendemos com isto dar a conhecer o nosso percurso e evolução desde o primeiro ao último estágio. Na segunda parte do nosso relatório apresentamos a investigação a que nos propusemos, sendo a motivação dos alunos o foco da nossa investigação. Com base na experiência e conhecimentos que obtivemos através da prática pedagógica procuramos compreender o que é a motivação, descrevendo por isso algumas teorias dos vários autores que estudamos. Aplicámos um inquérito a seis alunos do 1º e 2º ciclo das práticas de ensino supervisionadas que realizámos e um outro inquérito que colocamos online para professores do 1º e 2º ciclo, sendo que obtivemos resposta de três professores. As observações realizadas em contexto foram registadas num Diário de Bordo. Os resultados obtidos através dos instrumentos aplicados permitiram compreender os motivos que levam os alunos do estudo a sentirem-se desmotivados, compreender algumas das suas preferências no que diz respeito aos professores e às atividades realizadas nas aulas, assim como conhecer quais as dificuldades que os professores inquiridos enfrentam sala de aula, assim como as estratégias de motivação que estes aplicam para o sucesso dos seus alunos.
- Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEBPublication . Lopes, Ana Rita Sequeira; Santos, LeonorO presente relatório, “Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB”, pretende sintetizar as aprendizagens e vivências realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem ainda como intenção refletir mais aprofundadamente sobre a temática da escola como espaço de encontro de diversidade cultural e as consequências dessa interação entre culturas. Mais concretamente, apresenta-se um estudo sobre os conhecimentos de profissionais destes níveis de ensino sobre o conceito de Educação Intercultural e uma recolha de estratégias utilizadas por docentes no ativo para melhorar a convivência, eliminar atitudes de preconceito racial e discriminatório, e promover a empatia entre alunos. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes: a primeira refere-se aos níveis de ensino onde realizei os vários estágios de ensino supervisionado, fazendo uma breve caraterização e contextualização do meu percurso académico nos estágios de Creche, Pré-escolar e do 1º Ciclo de Ensino Básico. A segunda parte refere-se à revisão da literatura e ao estudo empírico, onde procurei compreender os benefícios que a relação intercultural pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes. Foi também relevante perceber quais os obstáculos a esta interação e que estratégias as escolas e os professores podem adotar. Procurei fundamentar esta investigação recorrendo à informação disponível sobre a evolução do sistema educativo e documentos oficiais de ensino, referentes à diversidade cultural. O estudo empírico tem como base uma metodologia qualitativa, em que optei pela realização de entrevistas a professores de 1.º Ciclo e a educadores de infância, no ativo, no concelho da Amadora, que regista um índice elevado de diversidade cultural, referente à população escolar. A análise e reflexão sobre os dados recolhidos dizem-me que, no geral, os profissionais conhecem as características predominantes do conceito da educação intercultural e que a integração dos alunos de diferentes culturas está a ser feita de modo positivo. Foram registados, ainda, alguns inibidores, tais como o material pedagógico pouco adaptado à realidade cultural dos alunos. Os professores afirmam que, ao nível da formação sobre esta temática, há muito a fazer, pois apesar de lhe darem bastante importância, apenas na formação inicial tiveram contato ou frequentaram estas formações.
- Atitudes do professor face à indisciplinaPublication . Rodrigues, Carla Gouveia; Seixas, SóniaO presente relatório reflete as etapas do percurso percorrido ao longo de três semestres, no âmbito da nossa prática pedagógica. Numa primeira parte realizámos uma síntese de todo o trabalho realizado e desenvolvido durante e no decorrer dos quatro estágios, jardim-de-infância, 1.º ciclo- 2.º ano, creche e 1.º ciclo (3.º e 4.º anos). De seguida, aprofundámos uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. Este documento está dividido em duas partes distintas, mas que se complementam. A primeira parte retrata aquilo que vivi como estagiária, ou seja, realizámos uma pequena abordagem dos estágios de intervenção e também referimos uma das atividades realizadas durante os estágios e uma pequena reflexão sobre as dificuldades sentidas. A segunda parte apresenta uma revisão da literatura e investigação com a respetiva análise e considerações finais. Com esta investigação pretendi saber o que a amostra entende por indisciplina e apurar as estratégias que os professores de 1.º ciclo utilizam para minimizar os comportamentos indisciplinares na sala de aula. No que respeita a metodologia utilizada, esta é de cariz qualitativa, com recurso a entrevistas, a dois professores do ensino público, e a questionários realizados a sete professores do ensino privado. Os questionários foram realizados a duas turmas, com um total de trinta e oito alunos, do ensino público, de 1.º e 4.º anos. Após a organização e análise dos dados recolhidos, foi realizada a comparação com os dados obtidos através da revisão da literatura, chegando-se, assim, a alguns resultados obtidos. De acordo com a perspetiva dos professores, a indisciplina na sala de aula advém da postura ou comunicação do professor e das relações humanas. Os professores remetem a indisciplina para a personalidade de cada aluno e para a sua educação familiar. Todavia, quando interpelados relativamente a esta problemática em estudo, os alunos referem comportamentos de distração e de entretenimento por parte dos colegas.
- Behavioral analysis of premier league top coaches in concern with their pre and post game decisionsPublication . Sequeira, Pedro; Dimkova, Rositsa; Hanke, Udo; Rodrigues, JoséSubmitted article is thorough study of top coaches behavioral responses during the competition. A detailed analysis of the literature /from the last 15 years / is made, focusing on various determinants of sporting success which determine the role of the coach to shine and not be underestimated. It stressed the need to examine current trends, that elucidate the process complexity / behavioral and cognitive / in coaching job.
- A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.Publication . Rafael, Paulo Ricardo Simas Baptista; Branco, NeusaO presente relatório integra duas componentes, a descrição e reflexão sobre os estágios realizados ao longo do curso de mestrado em ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico e o estudo investigativo que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais no 6.º ano, em particular, na capacidade de resolução de problemas envolvendo frações. A relevância do estudo emerge da minha observação e reflexão ao longo dos estágios realizados e durante a minha vida profissional sobre a importância de envolver os alunos na resolução de problemas para que estes desenvolvam uma boa compreensão matemática. O estudo segue uma natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que os alunos têm maior facilidade em resolver tarefas que envolvam equivalência, ordenação e comparação de frações e revelam maior dificuldade em resolver tarefas que envolvam a fração como operador.