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- Os consumidores como embaixadores das marcas nas redes sociais:o caso da Apple e da SamsungPublication . Flausino, André Filipe Azevedo; Gaspar, Fernando C.A emergência das redes sociais introduziu novas tendências na comunicação e na forma como as marcas lidam com os seus públicos. A sociedade atual está perante um novo paradigma, assistido pelos meios digitais, os quais são caraterizados pela sua facilidade de produção e partilha de conteúdos, num formato mais participativo e interativo. Frisando que o objetivo primordial do presente estudo é descobrir e percecionar quais são as razões/motivos que levam os consumidores a tornarem-se embaixadores das marcas nas redes sociais.Esta foi a epígrafe para o desenvolvimento da dissertação, que apresenta os resultados de um estudo sobre os consumidores enquanto embaixadores das marcas nas redes sociais. Em relação à metodologia, foi aplicado um questionário online dirigido aos indivíduos da sociedade, abordando os hábitos de utilização sobre as redes sociais em diversas perspetivas. Os dados provenientes deste estudo foram analisados e tratados com o auxílio do programa estatístico IBM SPSS. Após o tratamento estatístico e a análise dos resultados obtidos, foi possível confirmar que os consumidores das marcas Apple e Samsung apresentam comportamentos radicalmente diferentes. Todos eles apresentam como principais razões para seguir as marcas: Confiar na marca; Experiências anteriores com a marca; Possibilidade de falar diretamente com a marca. E apresentam como principais motivos para partilhar os seus conteúdos: Envolvimento com a marca; Gostar do conteúdo; Alertar para más experiências com a marca.
- O lançamento de novos produtos no mercado alimentar:o caso dos salames de saboresPublication . Alves, Carina Isabel Rodrigues; Gaspar, Fernando C.A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito de Marketing e Empreendedorismo com enfoque no desenvolvimento do Plano de Negócios para o lançamento de um novo produto no mercado alimentar, os salames de sabores (morango, menta e coco).Com este trabalho pretendo fazer a segmentação do mercado, definir o posicionamento e as estratégias de marketing a implementar. Perceber o ciclo de adoção de novos produtos no mercado alimentar para identificar os primeiros clientes (pioneiros e adotantes iniciais) a procurar, bem como a melhor forma de atrair a maioria inicial. A finalidade é conhecer a melhor forma de entrar no mercado alimentar com este produto e lançá-lo da forma mais vantajosa para a empresa.O segmento alvo são indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 20 e os 50, que vivam em Portugal Continental, principalmente as zonas mais urbanas e que procurem como benefícios comer algo doce, rápido e simples que lhes satisfaça a fome. O posicionamento vai ser como marca própria (amor de morango, amor de menta e amor de coco) e pretende-se que as pessoas vejam a marca como tendo salames de chocolates com sabores diferentes e inovadores. O objectivo da empresa é atingir no final de 2015 um valor de vendas de 1.354.250€ que corresponde à venda de 750.000 fatias de salame, 260.000 tortas de salame e 75.000 caixas (seis fatias de salame). Prevê-se que em 2020 as vendas atinjam os 2.723.880€.