Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Motivação e autoestima dos praticantes de exercício em ginásiosPublication . Nogueira, Hervé; Cid, Luís; Moutão, JoãoEstudo 1 - Resumo A autoestima é um indicador da estabilidade emocional e um ajuste às exigências da vida, é uma orientação positiva ou negativa na direção de si mesmo, ou seja, uma avaliação geral do próprio trabalho ou valor, isto é uma valorização do self, uma associação intuitiva entre a autoestima positiva e uma boa saúde mental. Não existindo um instrumento de medida da autoestima no contexto do exercício físico em Portugal, foi objetivo deste estudo realizar uma validação inicial da adaptação da versão portuguesa da Rosenberg SelfEsteem Scale (RSES), determinando as suas qualidades psicométricas através da análise fatorial exploratória. Desta forma, participaram no estudo 200 pessoas praticantes de exercício físico, com idades compreendidas entre os 14 anos e os 68 anos (M = 30,74±10,38). Os resultados obtidos revelaram uma estrutura bidimensional discordante com o modelo inicial, porem apresenta uma estrutura concordante com outros estudos (10 itens agrupados em dois fatores, com cinco itens em cada), apresentando índices aceitáveis de validade e fiabilidade (consistência interna de .82 para o fator positivo e de .81 para o fator negativo), o que leva a concluir que esta escala poderá ser utilizada, com confiança, em futuras investigações.
- Análise fatorial confirmatória do Exercise Motivation Inventory-2 (EMI-2) e validação de uma versão reduzidaPublication . Baptista, Pedro; Moutão, João; Cid, LuísResumo geral Esta tese centra-se na validação de instrumentos para análise dos motivos para a prática de exercício físico e divide-se em dois estudos com um seguimento lógico de organização entre eles. O primeiro estudo centra-se na necessidade de validação do Exercise Motivation Invetory 2, onde é elaborada uma Análise Fatorial Confirmatória que pretende determinar se este questionário preenche todos os requisitos para que possa ser aplicado na população portuguesa. Para que este processo se pudesse suceder foi necessário recorrer a utilização de programas específicos e a procedimentos estatísticos avançados específicos numa amostra bastante larga. No seguimento do primeiro estudo, surge o segundo estudo que pretende fazer uma redução do EMI-2p. Visto que o instrumento se encontra validado, ocorre uma nova preocupação, o fato deste ter um vasto número de itens cria, assim, a necessidade selecionar os itens com pesos fatoriais mais fortes dentro dos catorze fatores, fazendo assim com que a estrutura original se mantenha. Este processo foi possível através de uma Análise Fatorial Exploratória, para que se pudesse elaborar a distribuição dos itens por novos fatores, e uma Análise Fatorial Confirmatória, com intuito de confirmar esta nova versão. A partir dos resultados obtidos foi possível validar o instrumento de medida para a população portuguesa bem como uma versão reduzida do EMI-2p.
- A intervenção psicológica no contexto do exercício - promover a adesão para potenciar a saúde e o bem-estar dos praticantesPublication . Baptista, Pedro; Cid, Luís; Vitorino, Anabela
- Conteúdo dos objetivos no exercício físico: tradução e validação do goal content for exercice questionnaire para portuguêsPublication . Ramos, Eduardo; Moutão, João; Cid, LuísRESUMO GERAL O estudo da motivação para o exercício físico tem obtido um incremento de investigação nos últimos anos. Entre as teorias mais utilizadas, encontra-se a Teoria da Autodeterminação uma das mais importantes devido à sua aproximação com a prática, flexibilidade e fiabilidade. Dentro da Teoria da autodeterminação encontra-se a subteoria do conteúdo dos objetivos que carateriza o conteúdos dos objetivos para a prática de atividade física como intrínsecos ou extrínsecos. Funciona como potenciador do crescimento pessoal dos praticantes, aumenta a satisfação pessoal e o bem-estar e culmina com o crescimento da indústria. Esta investigação, com dois estudos centra-se na tradução, adaptação e validação do Goal Content for Exercice Questionnaire para a população portuguesa e analisar a orientação do conteúdo dos objetivos dos praticantes portugueses de atividade física. O GCEQ vem colmatar a ausência de instrumentos científicos nesta área e incrementar a oferta de instrumentos para o combate às barreiras e desistências, mas sobretudo à satisfação dos praticantes de atividade física em ginásios. Foi possível verificar através da realização destes dois estudos que o GCEQ apresenta dados que garantem uma validação preliminar para a população portuguesa, com correlações entre os fatores saúde e grupos de idade, afiliação social e desenvolvimento de capacidades e o género e por fim entre os fatores reconhecimento social e desenvolvimento de capacidades com o grupo de modalidades.
- Estudo do impacto do clima motivacional, na regulação da motivação e na perceção do esforço dos atletasPublication . Monteiro, DiogoEstudo 1 Validação confirmatória de um instrumento de avaliação da motivação no desporto (BRSQ- Behavioral Regulations Sport Questionnaire) O objetivo principal do estudo é a apresentação dos resultados da validação confirmatória, da versão portuguesa do BRSQ (Behavioral Regulation Sport Questionnaire), com recurso à Análise Fatorial Confirmatória (AFC), realizada com uma amostra (n=623) de futebolistas, da divisão distrital e nacional, das categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, com uma média de idades de 18,28±4,89. Os resultados obtidos mostram que a versão final do BRSQ (6 fatores/18 itens) possui bom ajustamento aos dados: S-B χ²= 365.6; df =120 ; p=.000 ;S-Bχ²/df=3.05 ;SRMR=.055 ;NNFI=.907 ;CFI=.927 ;RMSEA=.057 90%IC RMSEA= .051-.064. Relativamente aos pesos fatoriais dos itens do BRSQ, todos eles apresentam possuem um fatores ≥.05, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa do BRSQ, pode ser utilizada, com elevada confiança na avaliação da motivação no contexto do desporto.