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- Global Market. Global Strategic Rflection?A Strategic Apprroach Methodology..Publication . Vivas, C.; Sousa, AntónioThis paper aims to analyze the competitive environment of international companies in the wine sector and assess the implications in terms of development of strategic guidelines and quotas various performances. We propose the application of the methodological Integrated Grid of Strategic Reflection (IGSR), based on a literature from the literature (business management and viticulture), primary data collection and creative reflection. For qualitative analysis we used the PEST method and five forces model of Porter and in quantitative analysis were applied univariate and multivariate techniques (factor analysis, clustering, discriminant and analysis of variance). The results show that thinking styles are based on growth, albeit with a bit disjointed and consistent presence. Finally, we suggest lines of strategic action that can enhance the competitiveness of industry in an aggressive competitive environment, marked by the globalization of the markets. - Este trabalho visa analisar o contexto competitivo internacional das empresas do sector vitivinícola e avaliar as implicações em termos de desenvolvimento de orientações estratégicas contingentes e performances diversas. Propõe-se a aplicação do referencial metodológico Grelha Integrada de Reflexão Estratégica (GIRE), assente em pesquisa bibliográfica de literatura da especialidade (gestão empresarial e vitivinicultura), recolha de dados primários e reflexão criativa. Na análise qualitativa recorreu-se à análise PEST e Modelo das 5 forças de Porter e na análise quantitativa aplicaram-se técnicas univariadas e multivariadas (análise factorial, de clusters, discriminante e análise de variância). Os resultados revelam estilos de reflexão que assentam essencialmente no crescimento, embora com uma presença externa muito dispersa. Por fim, sugerem-se linhas de actuação estratégica capazes de melhorar a competitividade das empresas do sector num quadro concorrencial agressivo, marcado pela globalização de mercados.
- Value-at-risk model based on extreme value theory:comparison with other models under the basel accordPublication . Santos, Paulo Araújo; Jiménez-Martin, Juan-Ángel; McAleer, Michael; Pérez Amaral, TeodosioSince the Basel II accord, forecasting Value-at-Risk become a daily task of banks and other Authorized Deposit-taking Institutions (ADIs). These forecasts are used to determine capital requirements and associated capital costs of ADIs. Methods based on Extreme Value Theory (EVT) showed better performance in terms of unconditional coverage and independence in many comparative studies. In this work we compare, in terms of daily capital requirements and violation penalties under the Basel II accord, the performance of a new model based on the EVT, with other models based on EVT, GARCH-type models and the Riskmetrics model. We emphasize that with the indexes under study and taking into account the Basel penalty zones, we achieve much better results with this new model than with the well known Riskmetrics model.
- Cordinha virtual 2.0 : implementação de ferramentas da Web 2.0 para a construção de projectos escolaresPublication . Rodrigues, Jorge Filipe Ferreira; Soares, JoséA Web 2.0 é mais do que um conjunto de ferramentas disponíveis na rede, é também um conceito que vai para além das fronteiras do mundo digital. A ideia de aprendizagem colaborativa, de partilha ou de interacção são competências fundamentais na sociedade actual. Este relatório resultou da experiência realizada com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico que tiveram oportunidade de explorar e utilizar diversas ferramentas da Web 2.0 para elaborarem pequenos projectos escolares. Desta experiência foi possível fazer um retrato do tipo de utilização da Internet por parte dos alunos e uma avaliação das potencialidades de diversas ferramentas Web 2.0 para o contexto escolar.
- Extending collaborative learning beyong the boundaries of the physical classroom through virtual environmentsPublication . Loureiro, Ana; Bettencourt da Cruz, Teresa Maria; Santos, AnaIn this paper we outline some of the potentialities and barriers of 3-D immersive virtual worlds when used in a learning context combined with other online tools. Classrooms can be extended from physical to virtual space in order to fulfill students’ needs and to facilitate a more collaborative learning style. Immersive learning allows us to learn in 1st person, allows us to have control over what we want to learn, how and when. The use of immersive 3-D virtual worlds allows students to participate in richer interactions at times that are more convenient to their work / study patterns, with no physical restrictions. Online web 2.0 tools, by being available at anytime and anywhere and user friendly, can enhance students’ collaboration and sharing, promote students’ socialization and improve classroom cohesion.
- Immersive learning: the use of a virtual simulated newsroom on Second LifePublication . Santos, Ana; Loureiro, AnaThe study main purpose is to identify in what extent a virtual simulated newsroom in Second Life could influence the practical knowhow of the journalism students. All the students involved took pre and post surveys and underwent direct observation. The results analysed showed that in spite of many technological handicaps students had a better performance concerning best newsroom practices, the results also indicated that online students learned just as much as in a face to face situation and also that students enjoyed the teaching and learning experience better than the traditional way. The investigation took under consideration some of the latest studies concerning e-learning and b-learning strategies. The teaching/learning experience selected for this case study provided a good opportunity to evaluate some different online teaching/learning methods. As the main study focus was about practical behaviours this popular virtual 3-D platform showed to be a very handy tool to develop some of the Journalism course curricular.
- Machinima na educação sexual: intervenção em meio escolarPublication . Pires, Carlos Paulo Ribeiro; Soares, José; Silva, Ana da; Barbas, MariaA promoção da Educação Sexual e da Educação para a Saúde não é matéria fácil de introduzir nas escolas, face à resistência demonstrada por alguns Encarrega-dos de Educação, bem como docentes, os quais não se sentem devidamente preparados para focar a temática da sexualidade. Todavia, constitui um impor-tante contributo para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, por outro lado, denota um avanço no sentido da abertura e esclarecimento. Este projeto, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissio-nalizante e de Seminário do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém, tem como finalidade conceber e desenvolver materiais e ferramentas multimédia e pedagógicas, favorecendo um ensino-aprendizagem mais dinâmico e apelativo na área da Educação Sexual.
- Validação interna das técnicas VIDAS LM02 e VIDAS Easy SLM em géneros alimentíciosPublication . Cunha, Clara Maria Madeira; Neves, AnaListeria monocytogenes e Salmonella spp. constituem dois importantes agentes de doenças de origem alimentar. Uma rápida monitorização da sua presença, nos géneros alimentícios, pode ser alcançada através de diversos métodos alternativos aos métodos de referência complexos, dispendiosos e demorados. Sendo necessária a validação destes métodos alternativos para demonstrar que o seu desempenho é, pelo menos, igual ao do método de referência. Este trabalho descreve a validação interna das técnicas VIDAS LMO2 e VIDAS Easy SLM. Foram analisados vinte e quatro produtos alimentares, quinze dos quais com contaminação microbiológica desconhecida e nove foram artificialmente contaminados com Listeria monocytogenes e Salmonella typhimurium. Foi efectuado um estudo de comparação de métodos de acordo com a ISO 16140:2004 e foram calculadas a exactidão relativa, a sensibilidade relativa e a especificidade relativa. Obteve-se um valor de 100 % em todos estes parâmetros para as duas técnicas, considerando-se que ambas se encontram adequadas à utilização pretendida.
- Projecto TV.Community - Plataforma Web com serviço de televisão comunitária e interativaPublication . BRANCO, PAULO; Barbas, Maria PotesEste projeto pretende combinar, numa mesma plataforma, a apresentação de conteúdos vídeo e animações RIA (Rich Internet Application), permitindo interação com serviços externos e a comunicação simultânea com grupos com os mesmos interesses, em vários domínios (e.g. Desporto, política) e em diferentes mercados/posicionamentos (e.g. comercial, académico ou de serviço público). A componente de comunicação na Internet (e os novos modos de comunicação e interação atualmente utilizados: e.g. a utilização simultânea de ferramentas de conversação, vídeo para efeitos de lazer ou educativos e serviços de diversos tipos) constitui a linha de orientação principal para a concretização do projeto. Assim, estudou-se as redes sociais, potencialidade e tendência das mesmas, tendo-se elaborado uma lista de redes com as quais deveremos criar interoperabilidade. Também foram feitos estudos relativos às tecnologias de interação Homem-computador, tendo em conta outros dispositivos (e.g. telemóveis, PDA’s) e/ou dispositivos com ecrãs tácteis.
- Os CET no Instituto Politécnico de SantarémPublication . Gaspar, Natália; Ribeiro, Maria; Raimundo, António; Pereira, Ana; Azevedo, Paula; Grego, José; Mira, Helena; Roberto, AntónioO presente trabalho evidencia a evolução dos CET no IP Santarém. São abordados diversos aspectos relativos às características destes estudantes/formandos. Focam-se diversos perfis como origem geográfica dos formandos, habilitações académicas, sucesso escolar no CET, percurso profissional dos diplomados com CET. Quanto aos diplomados de um CET, apresentam-se dados relativos ao percurso profissional, ingresso, prosseguimento de estudos no IP Santarém e sucesso escolar na licenciatura. A informação foi recolhida pela Direcção da IPS.FORM, Direcções das Escolas, coordenações dos cursos e respectivos serviços académicos. - This work shows the development of Technological Specialization Course in Polytechnic Institute of Santarém. Covers various aspects related to the characteristics of students / trainees. We focus many profiles as geographical origin of students, academic achievement, school success of the graduates with these courses. For the graduates, we present data on the academic path. The information was gathered by the Directorate of IPS.FORM, Directorates of Schools, coordination of courses and academic services.
- Cordinha Virtual 2.0: implementação de ferramentas da Web 2.0 para a construção de projetos escolaresPublication . Rodrigues, Jorge Filipe Ferreira; Soares, JoséA Web 2.0 é mais do que um conjunto de ferramentas disponíveis na rede, é também um conceito que vai para além das fronteiras do mundo digital. A ideia de aprendizagem colaborativa, de partilha ou de interacção são competências fundamentais na sociedade actual. Este relatório resultou da experiência realizada com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico que tiveram oportunidade de explorar e utilizar diversas ferramentas da Web 2.0 para elaborarem pequenos projectos escolares. Desta experiência foi possível fazer um retrato do tipo de utilização da Internet por parte dos alunos e uma avaliação das potencialidades de diversas ferramentas Web 2.0 para o contexto escolar.