Browsing by Author "Silva, Cristiana Alexandra Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os medos em crianças de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Cristiana Alexandra Ribeiro; Tagarro, MartaO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo. Aborda, também, o exercício investigativo acerca de Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico partindo da seguinte pergunta de investigação: Como se caracterizam os medos das crianças, quais os principais temas e que estratégias utilizam os educadores e professores de Jardim de Infância e Primeiro Ciclo? No que respeita à metodologia, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 57 crianças de pré-escolar e primeiro ciclo, 4 educadores, 5 professores e 1 psicólogo. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-diretivas e desenhos comentados. A análise de resultados permitiu indicar que os medos mais frequentes nas crianças são o medo de animais; do escuro; do desconhecido e de situações novas; o medo de falhar e a fobia escolar. No que se refere às conceções sobre os medos, constatou-se que o medo é entendido como um elemento natural do desenvolvimento da criança. Relativamente às características e reações que surgem no medo, foram mencionadas o choro, a frustração, evitamento e inibição. No que respeita à repercussão do medo no desenvolvimento das crianças, destaca-se a dificuldade na socialização, ao nível comportamental e na aprendizagem. Quanto às estratégias utilizadas, destaca-se a validação do medo como algo natural, o incentivo, desmistificação, exposição ao medo e o recurso a desenhos e histórias. O estudo termina com a discussão dos resultados e sugestões de próximos estudos