Browsing by Author "Santos, Sara Cristina Cordeiro dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do texto de tipo instrucional em manuais escolares de português do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Sara Cristina Cordeiro dos; Teixeira, MadalenaO tema deste trabalho resultou da investigação nos manuais escolares de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), sobre a importância que é dada a cada uma das tipologias textuais. Ao longo do trabalho procurou-se demonstrar a importância que é atribuída nos manuais escolares de Português, com os quais se trabalhou em contexto de estágio, ao texto de tipo instrucional. Uma vez que integramos uma sociedade onde nos deparamos muitas vezes com instruções para nos orientar no nosso dia a dia (horários de transportes, indicações, manuais de instruções, receitas, entre outros), considerei fundamental debruçar-me sobre esta tipologia textual em particular. O que verifiquei é que nos manuais este tipo de texto tem uma representação diminuta. Sublinha-se, também, a importância da leitura, na medida em que é fundamental que as crianças compreendam o que leem, pois como defende Solé (1987) “ler é compreender um texto, (…) interpretar o que diz um texto; descobrir-lhe significado”. Foco-me, igualmente, na importância das tipologias textuais, sabendo que “as características dos tipos ou géneros constituem indicadores importantes para a produção e para a interpretação dos textos” (Dicionário Terminológico). Para finalizar o tema de investigação, demonstro quais as vantagens de se trabalhar o texto de tipo instrucional com os alunos, uma vez que, tal como afirmei anteriormente, é um tipo de texto que faz parte do nosso quotidiano. Esta investigação foi realizada, de forma indireta, com crianças em contexto de Jardim de Infância e com alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.