Browsing by Author "Santos, Margarida"
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- A influencia do enfermeiro especialista em enfermagem de saude materna e obstetrica na prevenção da Dispareunia no pos-partoPublication . Santos, Margarida; Carreira, MargaridaA dispareunia é caracterizada pela dor persistente ou recorrente durante o contacto sexual, sendo uma disfunção sexual comum no período pós-parto, associada a fatores físicos, emocionais e sociais. Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, para a prevenção da dispareunia, deverão conhecer os seus fatores associados e estratégias preventivas, de forma a promover uma recuperação pós-parto positiva. Com o objetivo de compreender a influência do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na prevenção da dispareunia no pós-parto recorreu-se a duas estratégias metodológicas, a Scoping Review e um estudo qualitativo (através da análise de conteúdo a entrevistas realizadas). Partindo da questão de revisão: Qual a influência do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Saúde Materna e Obstétrica na prevenção da dispareunia no pós-parto? recorreu-se às plataformas PubMed e EBSCO HOST: CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, MedicLatina; foram selecionados e analisados seis artigos publicados entre janeiro de 2019 e junho de 2024. A discussão de resultados emergiu da análise dos artigos provenientes da Scoping Review interrelacionados com os dados obtidos das entrevistas e permitiu concluir que a dispareunia é um problema subvalorizado no cuidado pós-parto, com lacunas significativas em termos de educação para a saúde, comunicação e abordagem holística.
- As visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso de Parque Ambiental de Santa MargaridaPublication . Nab, Abalanteia; Nunes, Andreia; Ramos, José; Café, Magda; Santos, Margarida; Claudino, Maria Beatriz; Baeta, Tânia; Sousa, Vítor; Camacho, George; Linhares, ElisabeteO presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Pedago-gia da Educação Ambiental (do 3.º ano) do curso de Licenciatura em Educa-ção Ambiental e Turismo de Natureza e resulta da implementação e análise de uma visita de estudo realizada ao Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A atividade foi planeada de acordo com os momentos de pré-visita, visita e pós-visita. A escolha desta abordagem didática, na formação de futuros educadores ambientais, decorre do seu potencial na sensibilização para a importância da biodiversidade, preservação dos ecossistemas e recolha de dados. Teve por objetivos: promover conhecimentos científicos (relacionados com a ecoteca, espécies vegetais e animais), atitudes (curiosidade, respeito pelos outros e pela natureza e envolvimento nas tarefas), raciocínio (formula-ção de questões pertinentes, analisar e interpretar informações), comunicação e planear uma visita de estudo. Na fase de pré-visita, as informações recolhi-das sobre o local a visitar permitiram, a cada grupo de trabalho, elaborar um questionário no Google Forms. Durante a visita, cada participante tinha que responder ao questionário de cada grupo, com o objetivo de registar as obser-vações e as informações obtidas durante o percurso guiado pelos técnicos do local. No pós-visita, os estudantes analisaram as respostas dos questionários e procederam à elaboração de um póster de divulgação para ser apresentado num encontro. Com este trabalho foi possível compreender melhor como pla-near e dinamizar uma visita de estudo. O contacto com o contexto real facilita a compreensão dos fenómenos em estudo, desperta a curiosidade e permite um maior envolvimento dos aprendentes, evidenciados através das questões que foram sendo colocadas aos técnicos do parque. As respostas dadas aos questi-onários permitiram aferir que foram realizadas aprendizagens sobre o local, tais como: conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais do parque e o ciclo de vida das borboletas.