Browsing by Author "Rodrigues, Silvia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para educação infantil no período de 1996 a 2006Publication . Guimarães, Célia; Lopes, Claudia; Fernandes, Juliana; Sábio, Silvia; Rodrigues, Silvia; Toninato, TatianeO presente texto versa sobre pesquisa realizada entre agosto/2006 e novembro/2007 pelos alunos matriculados na disciplina “Praticas de formação do profissional de educação infantil” do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP. Trata-se de estado da arte da pesquisa sobre práticas de formação inicial e continuada em serviço de professores para educação infantil no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 até 2006. O objetivo geral eleito foi dar visibilidade à produção brasileira sobre formação do professor de crianças pequenas e, sobretudo, analisar quais aspectos as pesquisas têm enfatizado relativamente a formação de professores. Assim, os objetivos específicos foram analisar as seguintes categorias: aspectos da formação docente e práticas formativas; papel do professor da educação infantil; aspectos, saberes e experiências necessários ao professor de crianças pequenas; a concepção de criança; função/finalidade social da educação infantil; concepção de educação infantil. A metodologia consistiu em mapeamento bibliográfico e seleção de trabalhos apresentados durante as reuniões da ANPED1 e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de educação (Qualis A). A etapa de leituras e análises resultou na seleção de 17 trabalhos e na elaboração das 6 categorias de análise citadas. É possível apontar que o número de pesquisas no período (17) revela que a LDB/96 não impulsionou, como pressupúnhamos, as pesquisas relacionadas às práticas de formação do professor de crianças pequenas. Contudo, influenciou de modo particular os autores das pesquisas a respeito da visão de criança e da função da educação infantil. - This text refers to a research made by students enrolled at the “Childhood Education Professional Formation Practices” from FCT-UNESP Education Post-Graduation Program from August 2006 to November 2007. This research is a state of the art about the initial formation and in service continued education of childhood teachers in Brazil according to Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 (Brazilian Educational Laws and Guidelines – LDB- 9.394/96) 2006. The main objective was emphasizing the Brazilian production related to the childhood teachers training, moreover analyzing which aspects have been considered relevant to teachers’ training. Thus, the specific objectives were analyzing the following categories: teacher’s training aspects and practices; childhood teacher role; knowledge and experiences necessary to the childhood teacher; the teacher’s concept of child; social role/objective of childhood education; concept of childhood education. The methodology was consisted of bibliographical mapping and selection of projects presented at ANPED2 meetings and also of papers published in national and international education journals (Qualis A). Reading and analysis resulted in the selection of 17 projects and in the elaboration of the 06 categories mentioned above. It is safe to say the number of researches in the period (17) reveals that the LDB/96 did not boost, as it was thought, the research related to the childhood teacher training practices. On the other hand, the authors of researches related to the view of child and to the childhood education role were specially influenced.
- Reflexões sobre o mestrado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunosPublication . Guimarães, Célia; Rodrigues, Silvia; Lopes, Claúdia; Coelho, Sónia; Marin, Fátima; Gomes, Alberto; Zechi, JulianaO presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/ UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their journeys.