Browsing by Author "Pinto, Rafaela"
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- Desenvolver Competências Psicológicas para Potenciar a Performance dos Atletas na NataçãoPublication . Pinto, Rafaela; Cid, LuísResumo Este relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio, do 2ºano do Mestrado de Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e Julho de 2014, no Clube dos Galitos de Aveiro – Secção de Natação, mais propriamente no escalão de Infantis. A faixa etária centra-se entre os 11 e os 14 anos. O principal objetivo deste estágio foi desenvolver competências psicológicas nos atletas na natação. Após uma avaliação inicial feita através de questionários como o QMAD (Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas) de Gill, Gross e Huddleston (1983), OMSAT (Inventário de Avaliação das Habilidades Mentais para Desporto) de DurandBush, Salmela e Green-Demers (2001) e ICPD ou PSIS (Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto) de Mahoney, Gabriel e Perkins (1987), observação e troca de informações com os treinadores, o estágio baseou-se em sessões de Treino de Competências Psicológicas, uma ou duas vezes por semana, dependendo da aproximação das competições, e do restante planeamento anual. Em relação à área da comunidade foi realizado um dia aberto para os pais dos atletas, em que estes passavam por um dia de treino dos filhos, isto é, treino dentro de água seguido de Treino de Competências Psicológicas. O principal objetivo era que os pais percebessem o esforço pelo qual os atletas passam e perceber o que trabalham, tanto a nível psicológico como físico. No que diz respeito à área complementar, fiz uma pequena formação sobre Educação e Inteligência Emocional, e planeei algumas atividades no clube em parceria com a minha orientadora no local.
- Paixão e bem-estar subjetivo no desporto adaptadoPublication . Pinto, Rafaela; Moutão, João; Cid, LuísResumo Este estudo teve como principal objetivo analisar a correlação entre os tipos de paixão (harmoniosa e obsessiva) que os indivíduos sentem pela modalidade e o bem-estar subjetivo (satisfação com a vida e afetos). Participaram neste estudo 68 indivíduos (n=68), de ambos os géneros (53 masculinos, 15 femininos), com mais de 16 anos de idade cronológica, dos quais 39 eram atletas com deficiência motora e 29 atletas com paralisia cerebral. Todos são atletas com participações em competições de carácter nacional, internacional (europeu e mundial) e paralímpico e, praticantes das modalidades de natação, boccia, futebol, orientação de precisão, tricicleta, equitação, atletismo e ciclismo. Como instrumentos de medida, foram utilizados as versões portuguesas da Passion Scale (PS: Vallerand et al., 2003), Satisfaction With Life Scale (SWLS: Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985) e do Positive and Negative Schedule (PANAS: Watson, Clark, & Tellegen, 1988). Os resultados mostram que se verificou a existência de uma correlação positiva e significativa entre a Paixão Harmoniosa e os Afetos Positivos (r= 0,459; p= 0,001) e também entre a Paixão Obsessiva e os Afetos Positivos (r= 0,417; p= 0,001), o que pode ser explicado pela elevada relação positiva que existente entre os dois tipos de paixão (r= 0,225; p= 0,000). Em relação aos valores do r de Pearson para as correlações da variável da Satisfação com a Vida com os Afetos, como seria de prever, existe uma correlação positiva e significativa com os Afetos Positivos (r= 0,264; p=0,05) e negativa com a variável dos Afetos Negativos (r= -0,138; p=0,000).